Google Fotos já acumula 100 milhões de usuários

Por Redação | 21.10.2015 às 14:38

Em apenas cinco meses, o Google Fotos já dá muito o que comemorar à gigante das buscas. A empresa anunciou nesta quarta-feira (21) a obtenção da marca de 100 milhões de usuários ativos em apenas cinco meses, um dos maiores e mais rápidos crescimentos já registrados entre os produtos da companhia.

Foi essa febre toda que transformou a plataforma de uma tentativa de recuperação de um fracasso – ela funciona como uma espécie de spin-off do Google+, tornando independente seu sistema de upload de imagens – em um grande sucesso. O sistema funciona a partir do upload de fotografias para a nuvem, que são organizadas automaticamente de acordo com diversos critérios, como geolocalização ou pessoas retratadas, e exibidos em uma interface simples e bastante objetiva.

Ao falar sobre os resultados, o Google aproveitou para entregar também alguns dados interessantes sobre a plataforma. De acordo com a empresa, pessoas aparecem na maior parte dos retratos hospedados no serviço, mas fotos de comida vêm em um segundo lugar bastante próximo, com pizzas parecendo ser a preferência dos usuários nessa categoria.

Casamentos, shows musicais e o Natal estão entre os principais eventos fotografados, enquanto a preferência dos usuários entre os animais está com os cachorros. Paris, na França, é a cidade com mais imagens hospedadas, com Nova York (EUA) e Barcelona (Espanha) completando o ranking. Porém, as buscas mais populares do serviço são pelo termo “selfie”, mostrando que as pessoas querem, realmente, é ver umas às outras.

Nos cinco meses de funcionamento do serviço, já são mais de 50 bilhões de fotografias hospedadas e 3,72 TB de dados armazenados nos servidores do Google. Esse total continua a crescer, principalmente, pelo fato de o Google Fotos ser um serviço gratuito e com aplicativos disponíveis em praticamente todas as plataformas, desde PCs até celulares com iOS ou Android.

E a expectativa é de multiplicação ainda maior desses números. O Google promete continuar o suporte a este que, cada vez mais, parece constituir uma de suas ofertas mais bem-sucedidas, liberando mais espaço para o upload de imagens e dedicando espaço para a plataforma em seus eventos oficiais.

Fonte: Google Blog