Google faz homenagem à atriz e inventora Hedy Lamarr

Por Redação | 09.11.2015 às 12:11

Os doodles do Google continuam servindo para contar histórias e celebrar personalidades e, nesta segunda-feira (9), o desenho faz uma homenagem a Hedy Lamarr, precursora de muitas tecnologias que utilizamos amplamente nos dias de hoje, como as redes sem fio e o GPS. A atriz e inventora austríaca faria 101 anos e é considerada não apenas um ícone do cinema, mas também da tecnologia e da representação feminina.

Radicada nos Estados Unidos, Lamarr teve atuação importante durante a Segunda Guerra Mundial, quando ao lado do músico George Antheil, criou um aparelho capaz de causar interferência nos radares utilizados pelos nazistas. De forma a evitar eventuais perseguições, ela registrou a invenção com seu verdadeiro nome, Hedwig Eva Maria Kiesler. Mais tarde, a tecnologia serviu como base para a criação da maioria dos sistemas de transmissão sem fio utilizados hoje em dia, desde em celulares até o Bluetooth, o GPS e o Wi-Fi.

Além disso, ela chegou a ser considerada a mulher mais bonita do mundo e protagonizou uma das primeiras cenas de nudez da história do cinema, em “Êxtase”, filme de 1933. No longa, filmado em Praga, na República Checa, ela também protagonizou o primeiro orgasmo feminino visto na tela, durante uma cena de sexo, e se tornou símbolo da representação feminina na tela grande.

É justamente um passeio por diversos dos momentos da vida e obra de Hedy Lamarr que o doodle do Google proporciona. No melhor estilo cinematográfico dos anos 40, a animação alterna os momentos de gala na meca do cinema e também momentos mais pessoais da atriz e inventora, com ela trabalhando em seu laboratório e se mostrando contra os ideais do nazismo.

Lamarr também foi uma das inspirações de Walt Disney para a criação da Branca de Neve e é homenageada todos os anos, em 9 de novembro, quando se instituiu o “dia do inventor” em diversos países da Europa. Ela faleceu em 2000, aos 85 anos de idade.

Fonte: Google