Google, Facebook e Microsoft se unem para desmistificar a IA

Por Redação | 29 de Setembro de 2016 às 07h06

Muita gente se preocupa sobre quais as consequências de cada vez mais adotarmos a Inteligência Artificial e há até quem acredite que, no futuro, teremos uma Skynet por aí. Sim, é possível que isso aconteça, mas não se depender dos esforços de empresas como Google, Facebook e Microsoft, que anunciaram nesta quarta-feira (28) a formação da Partnership on AI, uma coalizão dedicada a divulgar as melhores práticas e pesquisas éticas relacionadas à Inteligência Artificial.

O grupo, que também conta com o apoio da Amazon e IBM, tem como objetivo desmistificar o uso da IA e estabelecer padrões através de pesquisas transparentes em áreas como "ética, justiça e inclusividade; transparência, privacidade e interoperabilidade; colaboração entre pessoas e sistemas inteligentes; e confiabilidade, segurança e robustez da tecnologia".

A partir disso, a ideia é acabar com a noção de que a inteligência artificial é algo perigoso e que um futuro como aquele apresentado pelo filme O Exterminador do Futuro está fora de cogitação, já que a coalizão fará seu papel de garantir que apenas "impactos sociais positivos" surjam desde a utilização da IA.

Apesar da nobreza disso tudo, é importante ressaltar que o Partnership on AI não se trata de uma entidade reguladora, tampouco possui qualquer controle sobre como a tecnologia está sendo desenvolvida e utilizada. "Estamos aqui para aprender uns com os outros sobre coisas que estão funcionando bem ou não e para sermos transparentes sobre nossas dificuldades em algumas áreas", explanou o grupo em entrevista ao Verge.

Mesmo assim, será interessante ver como um grupo como esse impactará a sociedade e a percepção das pessoas sobre o tema. O que você acha? Deixe sua opinião nos comentários aqui embaixo.

Via The Guardian, The Verge

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.