Google está desenvolvendo sistema capaz de identificar localização de fotos

Por Redação | 26 de Fevereiro de 2016 às 10h07

As tecnologias voltadas para a inteligência artificial tem cada vez se tornado mais poderosas e capazes de fornecer informações precisas e colaborar com as pessoas em diferentes áreas. Um exemplo disso é o novo sistema de inteligência artificial do Google, a PlaNet, que é capaz de identificar a localização das fotografias.

Os primeiros testes realizados com a PlaNet, que ainda se encontra em desenvolvimento no MIT Technology Review, utilizaram 2.3 milhões de fotografias e o sistema conseguiu uma taxa de precisão de 28.4% ao identificar qual o país e 48% de precisão ao descobrir qual o continente em que a foto foi tirada. É importante lembrar que este nível de precisão é superior ao dos seres humanos.

Estes resultados foram possíveis graças ao treinamento que a PlaNet foi submetida, onde os desenvolvedores treinaram o sistema para notar padrões baseados em localizações extraídos de 90 milhões de fotografias distintas. "Consideramos que a PlaNet tem uma vantagem sobre os humanos porque viu mais lugares do que qualquer humanos alguma vez visitou e aprendeu pistas sutis de diferentes cenários que são difíceis de distinguir até para um humano bem viajado", contou Tobias Weyand, um dos responsáveis pelo projeto.

Para reconhecer a imagem, a PlaNet analisa pixel a pixel e compara as informações com a vasta base de dados que possui. Ao comparar padrões, detalhes e referências nas imagens, o sistema consegue identificar em que local a foto foi capturada com uma precisão impressionante.

Apesar dos avanços e do sucesso dos experimentos, ainda não há uma data exata para que o sistema deixe os laboratórios do Google e chegue a alguns dos produtos da companhia.

Fonte: MIT Technology Review

Fonte: http://gizmodo.com/googles-new-ai-can-tell-where-your-photo-was-taken-with-1761125788

Inscreva-se em nosso canal do YouTube!

Análises, dicas, cobertura de eventos e muito mais. Todo dia tem vídeo novo para você.