Google está contratando motoristas para testes com carros autônomos

Por Redação | 16 de Maio de 2016 às 18h54
photo_camera google

O Google está prestes a levar seus testes de veículos autônomos para ruas “de verdade” e, para garantir a segurança da operação, está contratando motoristas na cidade de Chandler, nos Estados Unidos. Eles estarão dentro dos carros, prontos para assumirem o volante a qualquer sinal de perigo, além de prestarem feedback para os desenvolvedores da solução.

Os “especialistas em segurança veicular”, como estão sendo chamados pelo Google, serão contratados por períodos que vão de 12 a 24 meses, recebendo US$ 20 por hora e trabalhando de seis a oito horas por dia, de acordo com o andamento dos testes. Serão dois dentro de cada carro: um para assumir o volante em caso de problemas ou emergência, enquanto outro, no banco do passageiro, toma notas sobre todo o processo e suas eventuais falhas.

Para o motorista responsável, a principal exigência para contratação é a experiência no transporte coletivo ou privado de passageiros, além de uma ausência de infrações de trânsito nos últimos dois anos. Já o passageiro deve ser capaz de digitar no mínimo 40 palavras por minuto, de forma a transmitir em tempo real as informações sobre o veículo em que está.

Essa é a forma encontrada pelo Google para acelerar suas pesquisas com sistemas de direção autônoma, sem que isso se torne um perigo para a segurança de terceiros. Além disso, os testes em Chandler permitem também verificar como os sistemas se comportam em condições adversas, no caso aqui, em um deserto, com o calor gerando distorções no que está adiante e a areia tornando a pista mais escorregadia em altas velocidades.

Além disso, claro, é uma forma de mostrar para o público que não há perigo em ter carros autônomos entre o trânsito convencional. Os testes ainda não têm data para serem iniciados, mas a previsão é que os primeiros veículos comecem a circular ainda no começo deste segundo semestre, durante o verão norte-americano.

Fonte: The Verge

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.