Google escaneia seis bilhões de aplicativos por dia em celulares Android

Por Redação | 19 de Abril de 2016 às 11h15
photo_camera Divulgação

O Google lançou a segunda edição de seu relatório anual de Segurança do Android, e um dado chama atenção no documento. Segundo a gigante da tecnologia, a empresa escaneia seis bilhões de aplicativos para Android todos os dias em smartphones no mundo todo. Tudo isso para procurar por aplicativos perigosos (conhecidos como Apps Potencialmente Danosos, ou PHA na sigla em inglês adotada pelo Google). Para executar a tarefa, cerca de 400 milhões de dispositivos verificadores são utilizados.

De acordo com os dados do relatório, do começo deste ano até agora, PHAs foram instalados em menos de 0,15% dos aparelhos que baixam apps apenas via Google Play. Ao contar com aparelhos que baixam aplicativos de terceiros, a porcentagem sobe para 0,5%. Em 2015, o número de PHAs baixados era "menor que um por cento", afirmou Mountain View.

Além desses dados, o Google também reporta algumas medidas de segurança que vêm sendo adotadas pelos apps desde o ano passado, como permissões mais granulares e execução de criptografia completa na "maioria dos dispositivos com o Marshmallow".

Em junho do ano passado, o Android também entrou no programa de recompensas para caçadores de bugs e até agora mais de 100 vulnerabilidades foram relatadas. Ao todo, o Google já pagou a quantia de US$ 200 mil para os caçadores.

Via Google

Instagram do Canaltech

Acompanhe nossos bastidores e fique por dentro das novidades que estão por vir no CT.