Google e Apple planejam novas estratégias para seus serviços de carteira digital

Por Redação | 28 de Maio de 2015 às 13h18
photo_camera Divulgação

A Apple e o Google continuam firme na disputa para conquistar o mercado dos dispostivos móveis e, agora, o foco das duas companhias está na carteira digital.

A gigante das buscas deve anunciar novidades no seu evento anual para desenvolvedores, Google I/O 2015, que acontece nesta quinta-feira (28), como alterações no serviço Android Pay, que permite aos comerciantes aceitarem pagamentos com cartão de crédito com os seus próprios dispositivos e um aplicativo, integrado com programas de fidelidade no varejo.

Já a companhia da Maçã deve anunciar novas melhorias no Apple Pay na sua próxima conferência em junho, incluindo um programa de recompensas para os usuários de carteiras digitais.

Com a entrada das duas companhias neste mercado, empresas como PayPal e eBay precisam começar a focar mais no serviço de pagamentos móveis para não ficar para trás.

As duas concorrentes têm propostas diferentes em relação a esse serviço: a Apple deseja prender os clientes ao seu principal produto, o iPhone, enquanto o Google usa o pagamento digital para trazer as pessoas ao seu completo ecossistema de serviços. De acordo com Sucharita Mulpuru, analista de varejo e pagamentos da Forrester Reasearch, as companhias querem gerar um impacto grande no mercado de pagamentos digitais, assim como fez a Amazon no mercado de varejo.

Mas o grande desafio da Apple e do Google é lidar com os métodos clássicos de pagamentos, como dinheiro e cartões de crédito, pois eles são mais fáceis de usar e aceitos em praticamente todos os lugares. Então, a carteira digital funcionaria como um complemento e não um substituto.

Apesar dessa concorrência, os pagamentos móveis estão crescendo de maneira rápida. A Apple, que lançou o serviço em outubro do ano passado, tem parcerias com diversos bancos norte-americanos, o que permite que o Apple Pay trabalhe com a maioria dos principais cartões de crédito. Grandes varejistas dos Estados Unidos, como a Walgreens e Whole Foods, afirmam que os pagamentos através de carteiras digitais vêm crescendo significativamente depois do lançamento do produto.

Segundo analistas, o que realmente falta para a Apple é a recompensa aos clientes por usufruir do seu serviço e, por esse motivo, a companhia da Maçã está planejando anunciar um programa de vantagens para os consumidores. Mas até então, nenhum detalhe sobre o assunto foi divulgado. O Android Pay também é aceito em diversas lojas e os consumidores já contam com a vantagem de ter o valor de suas compras revertido em pontos de programas de fidelidade com os varejistas participantes.

Uma das diferenças que acaba trazendo mais vantagem para o Google é que o seu serviço está disponível para aparelhos de qualquer fabricante, enquanto a Apple disponibiliza a sua carteira digital apenas para usuários de iPhones.

A Samsung está prestes a também se tornar uma concorrente, principalmente do Google. A companhia sul-coreana adquiriu recentemente o Loop Pay, que pode fazer os usuários dos seus smartphones terem que decidir por eles ou pelo Android Pay.

Fonte: New York Times

E já que o assunto é tecnologia, que tal dar uma passada no CodigosDesconto.com.br? Lá vocẽ pode conferir os últimos cupons e promoções de produtos tecnológicos e mais uma infinidade de outras ofertas.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.