Google é acusado por Yelp de priorizar injustamente seus serviços

Por Redação | 29 de Junho de 2015 às 13h22

Além de enfrentar as acusações dos reguladores da União Europeia, o Google também está sendo acusado pela equipe de pesquisadores do Yelp, que juntamente com Tim Wu, acadêmico norte-americano renomado e contribuidor da revista The New Yorker, criaram um estudo que aponta que a gigante de buscas está priorizando injustamente seus serviços em detrimento aos demais quando os usuários realizam pesquisas locais.

No estudo, Wu fala que apesar de haver situações em que as buscas não revelam essa tendência, existem outras ocasiões em que o algoritmo do motor de busca do Google apresenta primeiro os serviços e produtos da empresa.

"O Google está reduzindo o bem-social", declara a introdução do estudo que também inclui o professor da Harvard Business School, Michael Luca. O estudo apresenta resultados de pesquisas realizadas com o buscador e comparadas com outros resultados de pesquisas puramente algorítmicas.

Com um foco particular em buscas de serviços e informações locais, os pesquisadores descobriram que "os consumidores preferem resultados competitivos do que os resultados escolhidos pelo Google". As pesquisas locais constituem um terço do tráfego global de buscas do Google, de modo que qualquer alteração no mecanismo de entrega dos resultados das pesquisas tenha um impacto significativo.

Segundo a pesquisa financiada pelo Yelp, 45% das 2.690 pessoas que participaram do estudo eram mais propensas a clicar em resultados de busca orgânica ao invés de se interessarem por resultados adaptados pelo Google, que apresentam suas próprias listas de empresas e serviços nas proximidades.

O Yelp, que acredita estar sendo prejudicado pelo suposto sistema parcial de pesquisa do Google, apresentou o estudo durante o Antitrust Enforcement Symposium, realizado no fim de semana na Universidade de Oxford, no Reino Unido, e também enviou a pesquisa para a Comissão Europeia. O órgão europeu, porém, recusou-se a comentar sobre os resultados.

Fonte: Slideshare

Fonte: http://www.theverge.com/2015/6/29/8860933/google-search-tim-wu-yelp-criticism-neutrality

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.