Google Drive encerrará suporte ao Windows XP e Vista em 2017

Por Redação | 31 de Outubro de 2016 às 15h21
photo_camera Divulgação

O Google anunciou recentemente que encerrará oficialmente o suporte da versão desktop do seu serviço de armazenamento em nuvem Drive para computadores com Windows XP, Vista e Server 2003 no dia 1º de janeiro de 2017. Essa é a segunda grande plataforma de nuvem a abandonar versões mais antigas do Windows após o Dropbox fazer o mesmo em abril.

Além de obviamente trocar de máquina por uma nova com o sistema operacional Windows 10, há algumas outras soluções para os usuários do Drive que usam o XP e o Vista. Ao contrário do Dropbox, o Google não vai desabilitar o Drive para desktop. Desde que você já tenha o aplicativo instalado e rodando em um PC com Windows XP e Vista antes de janeiro do ano que vem, você poderá continuar usando o software.

Mas mesmo com o software ainda funcionando, o Google destaca que o programa “não será ativamente testado e mantido”. Isso significa que, caso uma falha de segurança séria seja descoberta, as versões do Drive para o Windows XP e Vista não receberão patches com soluções, deixando os usuários em risco de serem hackeados. E se você ainda estiver usando o Windows XP, que não recebe mais atualizações, então o risco de uma falha crítica no sistema não é mais uma preocupação.

Também será possível continuar usando o Drive apenas pela versão web, desde que seu navegador possua suporte para isso. Por fim, outra opção é buscar outra plataforma que ainda ofereça suporte para essas versões antigas do Windows.

Fonte: IDG Now

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.