Google divulga finalistas do Desafio de Impacto Social

Por Redação | 23 de Maio de 2016 às 20h39

Os finalistas do Desafio de Impacto Social Google Brasil finalmente foram revelados. O projeto teve início em fevereiro e foi criado pelo Google.org com o objetivo de oferecer apoio para organizações sem fins lucrativos que fazem uso de tecnologia em causas sociais. No total, foram 1.052 propostas inscritas, com os 10 vencedores anunciados nesta segunda-feira (23) e cada um deve receber R$ 650 mil.

Na nova fase da iniciativa, o prêmio pode ser aumentado em até R$ 1,5 milhão mediante ajuda do público por meio de votação.

Os finalistas são as seguintes iniciativas:

  • WWF Brasil: construiu uma armadilha barata para mosquitos e um aplicativo de rastreamento para dar fim a doenças como Zika e dengue;
  • Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM): criou uma plataforma online para ajudar comunidades indígenas a se adaptarem melhor as mudanças climáticas, oferecendo alertas sobre situações críticas;
  • Transparência Brasil: plataforma e aplicativo digital que consegue monitorar projetos de construção de escolas com dinheiro público;
  • Instituto de Pesquisa e Inovação na Agricultura Irrigada (Inovagri): plataforma que conecta fazendeiros a companhias de gestão de águas;
  • Aliança da Terra: plataforma que oferece auxílio para agricultores melhorarem seus negócios;
  • Instituto Arredondar: plataforma utilizada pra fazer doações a ONGs com base nas compras feitas pelo usuário no dia a dia;
  • THEMIS: aplicativo que ajuda a capacitar e educar trabalhadores domésticos sobre seus direitos;
  • Centro de Valorização da Vida: aplicativo para oferecer auxílio a vulneráveis sobre saúde mental.

Os finalistas receberão os prêmios no dia 14 de junho em evento epecial no qual as ONGs apresentarão suas ideias ao vivo a jurados das áreas de artes, esportes e terceiro setor.

Para aumentar o valor ganho por uma das ONG, é só entrar no site da competição e votar em quatro projetos.

Fonte: Google Brasil