Google disponibilizará versão "light" do seu aplicativo para Android

Por Redação | 12.06.2015 às 09:15
photo_camera Divulgação

Depois do Facebook anunciar a chegada da versão mais leve do seu aplicativo, o Facebook Lite, chegou a vez do Google mostrar que está interessado em oferecer uma melhor experiência para aqueles que dispõem de conexões lentas.

A medida tem o objetivo de fazer com que usuários de Android no Brasil e na Índia possam visualizar os sites mostrados nos resultados de buscas de forma mais leve. O novo recurso deve estar disponível para download dentro de duas semanas.

Segundo resultados de um teste feito na Indonésia, essas páginas mais leves chegam a carregar cerca de quatro vezes mais rápido, usando 80% menos dados do que o normal. Graças a essa redução da quantidade de dados, o tráfego nas páginas aumentou mais de 50%.

Caso o usuário prefira a página original, basta fazer a troca no topo do navegador. O gerente de produtos do Google, Hiroto Tokusei, diz que ainda não sabe se a companhia deve oferecer o novo recurso em outros sistemas operacionais.

A novidade deve funcionar da seguinte forma: em vez de fazer a conexão para uma página a partir dos resultados de buscas, o Google cria um link para os seus próprios servidores, em um processo que envolve a compressão de gráficos e a remoção de algumas funções JavaScript.

Fonte: Convergência Digital