Google deve lançar os dois próximos Nexus em conjunto com a HTC, dizem rumores

Por Redação | 27 de Abril de 2016 às 20h55
TUDO SOBRE

HTC

Rumores têm indicado que a HTC está envolvida na produção de dois dispositivos com o Android N, possivelmente dois smartphones Nexus para a próxima geração. Segundo o famoso perfil de Evan Blass no Twitter (@eveleaks), os dois aparelhos têm codinomes S1 e M1 e provavelmente significariam "Sailfish 1" e "Marlin 1", já que o Google tem tradição em batizar seus dispositivos com nomes de peixes marinhos antes dos modelos serem lançados.

Embora Evan tenha realmente dito que os dois aparelhos existem e são fruto de uma cooperação entre a Google e a HTC, os nomes citados acima são especulações do Android Police. O site afirmou que esse segundo nome pode mudar para algo similar, afinal ambos são mera especulação. Uma outra sugestão de codinome dada para o modelo S1 seria "Swordfish" — ou peixe-espada, em português, justamente como conhecemos esse animal por aqui.

Nexus HTC

Os atuais Nexus 5X e 6P por exemplo, tinham os codinomes Bullhead e Angler respectivamente. A inspiração seriam dois peixes de águas profundas no hemisfério norte. (Imagem/Reprod.: PhoneArena)

Participe do nosso GRUPO CANALTECH DE DESCONTOS do Whatsapp e do Facebook e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

Já o nome Marlin tem uma base mais sólida: embora não possamos dizer que há certeza de que se trata do aparelho em questão – pois sequer temos ideia de como ele se parecerá – o mesmo pessoal do Android Police encontrou menções sobre esse dispositivo numa ferramenta chamada AOSP Gerrit. Ela é usada internamente pelo Google e desenvolvedores diretamente ligados ao Android para troca de informações sobre as fases de desenvolvimento de algum software ou hardware novo.

A pessoa que citou o suposto nome é ninguém menos que um importante engenheiro da Qualcomm; isso faz todo o sentido já que a Qualcomm é a empresa responsável pelos chips de todos os smartphones da Google desde o Nexus 4, e com certeza sabe como o próximo lançamento se chama e deve se parecer.

O Google não tem muitos motivos para lançar dois novos smartphones agora. Os Nexus 5X e 6P foram anunciados em janeiro desse ano – menos de quatro meses atrás. Numa comparação com os seus sucessores, o Nexus 6 (de codinome Shamu) só foi substituído um ano depois de ter sido lançado no final de 2014, e isso nos faz crer que deve levar um tempo até que vejamos algo mais concreto sobre os modelos S1 e M1.

De qualquer forma, vale lembrar que Evan Blass tem um histórico bastante sólido sobre vazamentos de smartphones e isso faz com que um mero tweet seu se torne digno de algum crédito.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.