Google deixa de investir em startups iniciantes

Por Redação | 12 de Agosto de 2016 às 16h19

A GV, unidade de investimentos da Alphabet anteriormente conhecida como Google Ventures, aparentemente deixou de investir em startups em estágio inicial. De acordo com os dados da empresa de pesquisa CB Insights, a GV não concluiu nenhum acordo com startups novatas no primeiro semestre deste ano, uma grande mudança em comparação com os 10 investimentos realizados no ano passado.

Em 2015 a companhia já demonstrava que iria diminuir seus aportes em empresas iniciantes. Em relação a 2014, houve uma queda de 77% no número de negócios no ano de 2015. No gráfico abaixo é possível ver a quantidade de investimentos da GV nos últimos anos.

O ex-CEO e cofundador da GV, Bill Maris, deixou o cargo em 11 de agosto após um mandato de oito anos. David Krane, ex-chefe de relações públicas do Google, será o responsável pela unidade. Maris afirmou que estava saindo do cargo para passar mais tempo com sua família. Em relação aos poucos investimentos realizados, o ex-executivo disse que que a decisão veio após considerar o mercado superaquecido. Ele também disse estar perplexo com a relutância que algumas empresas têm em relação à bolsa de valores. "Elas se beneficiariam com o rigor e a disciplina que mercado público exige", disse.

A saída de Bill Maris é a mais recente de um trio de executivos que deixaram altos cargos na Alphabet. A companhia se reorganizou em outubro com a separação de diversos negócios do Google, como a GV, Nest, projeto de carro autônomo, entre outras unidades. Tanto o presidente-executivo da Nest, Tony Fadell, como o líder do projeto Google Car, Chris Urmson, deixaram a companhia nos últimos dois meses.

Vale lembrar que a GV não é a única unidade de investimentos da Alphabet. O Google Capital, formado em 2013, realiza investimentos em empresas maduras no mercado. A companhia fez recentes investimentos na empresa de realidade aumentada Leap e na de tecnologia espacial SpaceX, liderada por Elon Musk.

Via Quartz

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.