Google dará prioridade a sites HTTPS em resultados de pesquisas

Por Redação | 19.12.2015 às 11:43

Nos últimos anos, o Google tem promovido uma internet mais segura através de serviços como Gmail, YouTube e seu site de buscas. Pelo protocolo HTTPS (Hyper Text Transfer Protocol Secure, ou Protocolo de Transferência de Hipertexto Seguro), sites na internet podem proporcionar maior segurança para os usuários, minimizando os riscos de espionagem, ataques e modificação de dados.

Em uma postagem em seu blog destinado a desenvolvedores web, o Google anunciou que irá dar prioridade a sites que apresentam o protocolo HTTPS. Assim, o sistema de indexação passará a procurar por mais páginas HTTPS.

Segundo a empresa, o buscador irá iniciar o rastreamento HTTPS equivalente de páginas HTTP. Quando o Google achar um conteúdo parecido, mas com protocolos diferentes, o buscador irá priorizar a indexação da URL HTTPS. Isso acontecerá se o site obedecer as regras já conhecidas de indexação, como rastreamento de robots.txt, servidor com certificado TLS válido, entre outros.

Ao priorizar página HTTPS nos resultados de pesquisa, o Google espera diminuir os riscos para os usuários ao navegarem na internet, tornando-os menos vulneráveis a espionagem, ataques ou roubo de dados. "Estamos animados sobre mais um passo em frente para tornar a web mais segura", disse Zineb Ait Bahajji, integrante do Google Security e da equipe de indexação do buscador.

Fonte: Google Webmaster Central

Fonte: http://googlewebmastercentral.blogspot.com.br/2015/12/indexing-https-pages-by-default.html?m=1