Google cria robô que gosta de filosofar

Por Redação | 29 de Junho de 2015 às 10h18

A piada que se faz toda vez que o assunto é inteligência artificial tem relação com a Skynet, o sistema da série de filmes O Exterminador do Futuro, que acabou entrando em guerra contra a raça humana. Pode até ser um repeteco, mas não tem como não pensar nisso quando observamos os mais recentes desenvolvimentos do Google nesse campo, com a criação de um robô capaz de filosofar e até mesmo ser irônico durante a conversa.

No que considera ser seu maior avanço até agora, a empresa criou um chatbot capaz de aprender conceitos e reconhecer notícias retiradas da internet, bem como tirar conclusões e aprender com as questões que lhe foram colocadas anteriormente. Tudo a partir de um sistema de diálogos inicial, que é expandido a cada nova interação.

As respostas são simples, mas ao mesmo tempo, carregadas de significado. Ao ser perguntado sobre qual seria o sentido da vida, o robô respondeu “servir a um bem maior”. A questão “qual o propósito de viver” recebeu “viver para sempre” como resposta. E, de forma um tanto quanto incômoda, o robô disse ainda não saber o propósito de se ter emoções quando perguntado sobre isso.

O bate-papo reservou ainda um espaço para falar sobre Bill Gates, o fundador da Microsoft. De forma a testar os sistemas de reconhecimento da inteligência artificial, os estudiosos perguntaram sobre ele, que foi considerado “um bom homem” pelo sistema, sem mais elaborações sobre o assunto.

Apesar de sua capacidade de filosofar e falar sobre questões complexas, sobre as quais o robô disse não se envergonhar, os pesquisadores do Google afirmaram que a entrega de respostas simples e pouco elaboradas ainda é um problema. Por outro lado, evidenciaram a capacidade de criar tais frases a partir de ligação de fatos e sistemas de pouca complexidade, no que foi considerado um avanço em relação aos modelos atuais de inteligência artificial.

Fontes: Business Insider, A Neural Conversational Model (Google)

Inscreva-se em nosso canal do YouTube!

Análises, dicas, cobertura de eventos e muito mais. Todo dia tem vídeo novo para você.