Google cria Doodle para comemorar chegada da sonda New Horizons a Plutão

Por Redação | 14.07.2015 às 13:25 - atualizado em 14.07.2015 às 14:21
photo_camera Divulgação

Nove anos depois do lançamento da New Horizons, finalmente a sonda chegou no ponto mais próximo de Plutão nesta terça-feira (14), às 8h49. A nave também trouxe mais uma grande conquista para a humanidade, pois é o ponto mais distante já visitado no espaço através de uma sonda espacial não-tripulada construída na Terra.

E para celebrar o feitio, o Doodle do Google do dia, criado pelo designer e "doodler" Kevin Laughlin, é uma animação que mostra a New Horizons orbitando o planeta-anão, retratando ainda as características de sua superfície, como uma mancha parecida com um desenho de coração.

Google Doodle - Plutão

Plutão, na verdade, não é considerado um planeta desde que a sonda deixou a Terra com a ajuda do foguete Atlas, em 2006. Em agosto no mesmo ano, a descoberta de um astro semelhante, Éris, acabou rebaixando Plutão para um planeta-anão, pois não atendia aos três principais critérios para ser um planeta: girar ao redor do Sol, ter forma redonda e ser o único em sua órbita.

Quem quiser saber mais detalhes sobre a conquista que entrou para a história da NASA pode acompanhar o canal oficial da New Horizons no YouTube e conferir aqui 10 fatos sobre o planeta e a sonda.

Fonte: Google