Google concede 24 bolsas de pesquisa para projetos na América Latina

Por Redação | 03 de Agosto de 2016 às 19h33
photo_camera Ken Wolter / Shutterstock.com

Nesta quarta-feira (3), o Google anunciou em seu Centro de Engenharia na cidade de Belo Horizonte os vencedores do programa Bolsas de Pesquisa Google na América Latina. A edição de 2016 recebeu um total de 473 pedidos de financiamento, de 13 países diferentes. Ao analisar cada um dos projetos, a equipe de 35 engenheiros do Google selecionou 24. A iniciativa tem o objetivo de incentivar e financiar o trabalho de pesquisadores na região.

"Vimos que o nosso mundo acadêmico não vive em uma bolha, e que os nossos pesquisadores focam intensamente na busca de soluções para resolver problemas da vida real, especialmente nas áreas relacionadas à saúde. O mais importante é que existe aqui um foco importante na aprendizagem automática – algo que nós do Google acreditamos que aumentará o poder transformador da tecnologia através da utilização de grandes quantidade de dados e processos automatizados. Isso era inimaginável até pouco tempo atrás", publicou Berthier Ribeiro-Neto, Diretor de Engenharia do Google para a América Latina.

Entre os 24 projetos que serão beneficiados estão 7 extensões de bolsas de estudos concedidas no ano passado. Argentina e Peru foram adicionados à lista de países como projetos vencedores. No geral foram 17 projetos brasileiros, 2 chilenos, 2 mexicanos, 1 argentino, 1 colombiano e 1 peruano. Os ganhadores da edição 2016 irão receber bolsas de estudo mensais para conduzir pesquisas em áreas relacionadas à Ciência da Computação. Serão destinados, ao todo, US$ 600 mil à premiação.

Bolsas de Pesquisa Google

O programa Bolsas de Pesquisa Google surgiu pela primeira vez em 2013 no Brasil, onde o Google apoiou cinco pesquisadores. O objetivo central do programa é identificar e apoiar os professores de período integral e de nível mundial que estão trabalhando em áreas relevantes. Os projetos vencedores se destacam em termos de originalidade, impacto e qualidade, e todos eles estão dentro das áreas chave que o Google considera importantes. Todos os projetos vencedores podem ser vistos neste link.

Via Google

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.