Google comemora seu 17º aniversário celebrando suas origens humildes

Por Redação | 28.09.2015 às 16:31

Empresas normalmente comemoram seus aniversários no dia em que se marca mais um ano desde a sua fundação, mas isso não é bem o padrão dentro do Google. O buscador mais famoso do mundo, que fez florir diante de si uma das empresas mais profícuas e lucrativas da atualidade, não tem um dia exato no qual celebra-se o seu aniversário.

Em seu site oficial, a companhia define o dia 4 de setembro como o dia de sua incorporação, ou seja, o dia em que a empresa foi legalmente constituída. Entretanto, ela já existia antes disso — prova disso é o primeiro doodle do buscador, que foi ar em 30 de agosto de 1998.

No armazém de doodles do Google, a companhia fala um pouco sobre isso. No doodle lançado no dia 27 de setembro de 2013, em celebração aos 15 anos da empresa, há uma breve explicação sobre a confusão das datas. Ali, é possível ver que se não há certeza sobre o dia exato, o certo é que o mês de setembro é sinônimo de festa para a gigante das buscas.

Google 17 anos

Doodle comemorativo aos 17 anos do Google. (Foto: Reprodução/Google)

Origens humildes

O Google já celebrou seus aniversários nos dias 7, 8, 26 e, mais recentemente, 27 de setembro, data escolhida também para este ano. Quem acessou a página inicial do buscador no último domingo (27) pôde ver o doodle pensado especialmente para esta ocasião. A figura fazia referência às máquinas usadas na época, ao boneco do pinguim do Linux sempre presente e também ao primeiro servidor do buscador, quando ele ainda se chamava BackRub.

Prestes a alcançar a maioridade, o Google tratou de relembrar suas origens simples e os primeiros passos e de destacar uma característica do número 17. “No mundo da programação, o número 17 é amplamente conhecido como o menor dos números aleatórios”, informa a companhia. “Assumir que chegamos tão longe sem um pouco de sorte, porém, seria assumir que lâmpadas de lava, camisas de gola rolê e servidores mantidos juntos por blocos de construção são arautos do sucesso”, continua.

Google 17 anos

Primeiro escritório do Google — dormitório de Larry Page e Sergey Brin na universidade (Foto: Divulgação/Google)

“Para o nosso 17º aniversário, nós oferecemos um pouco de nossas origens humildes, quando marcas de camisas de hóquei eram legais e [a banda] Savage Garden tinha um single no topo das paradas”, finaliza a companhia. Assim, o Google publicou uma série de fotos antigas, do final do século XX, quando a empresa ainda dava seus primeiros passos. Obviamente, a primeira página inicial do Google.com não poderia ficar de fora.

Fonte: Google (1), Google (2), Google (3)