Publicidade

Google comemora seu 17º aniversário celebrando suas origens humildes

Por| 28 de Setembro de 2015 às 16h31

Link copiado!

Google comemora seu 17º aniversário celebrando suas origens humildes
Google comemora seu 17º aniversário celebrando suas origens humildes
Tudo sobre Google

Empresas normalmente comemoram seus aniversários no dia em que se marca mais um ano desde a sua fundação, mas isso não é bem o padrão dentro do Google. O buscador mais famoso do mundo, que fez florir diante de si uma das empresas mais profícuas e lucrativas da atualidade, não tem um dia exato no qual celebra-se o seu aniversário.

Em seu site oficial, a companhia define o dia 4 de setembro como o dia de sua incorporação, ou seja, o dia em que a empresa foi legalmente constituída. Entretanto, ela já existia antes disso — prova disso é o primeiro doodle do buscador, que foi ar em 30 de agosto de 1998.

No armazém de doodles do Google, a companhia fala um pouco sobre isso. No doodle lançado no dia 27 de setembro de 2013, em celebração aos 15 anos da empresa, há uma breve explicação sobre a confusão das datas. Ali, é possível ver que se não há certeza sobre o dia exato, o certo é que o mês de setembro é sinônimo de festa para a gigante das buscas.

Continua após a publicidade

Doodle comemorativo aos 17 anos do Google. (Foto: Reprodução/Google)

Origens humildes

O Google já celebrou seus aniversários nos dias 7, 8, 26 e, mais recentemente, 27 de setembro, data escolhida também para este ano. Quem acessou a página inicial do buscador no último domingo (27) pôde ver o doodle pensado especialmente para esta ocasião. A figura fazia referência às máquinas usadas na época, ao boneco do pinguim do Linux sempre presente e também ao primeiro servidor do buscador, quando ele ainda se chamava BackRub.

Prestes a alcançar a maioridade, o Google tratou de relembrar suas origens simples e os primeiros passos e de destacar uma característica do número 17. “No mundo da programação, o número 17 é amplamente conhecido como o menor dos números aleatórios”, informa a companhia. “Assumir que chegamos tão longe sem um pouco de sorte, porém, seria assumir que lâmpadas de lava, camisas de gola rolê e servidores mantidos juntos por blocos de construção são arautos do sucesso”, continua.

Continua após a publicidade

Primeiro escritório do Google — dormitório de Larry Page e Sergey Brin na universidade (Foto: Divulgação/Google)

“Para o nosso 17º aniversário, nós oferecemos um pouco de nossas origens humildes, quando marcas de camisas de hóquei eram legais e [a banda] Savage Garden tinha um single no topo das paradas”, finaliza a companhia. Assim, o Google publicou uma série de fotos antigas, do final do século XX, quando a empresa ainda dava seus primeiros passos. Obviamente, a primeira página inicial do Google.com não poderia ficar de fora.

Fonte: Google (1), Google (2), Google (3)