Google comemora descoberta de novos exoplanetas com Doodle especial

Por Redação | 23 de Fevereiro de 2017 às 10h53
TUDO SOBRE

Google

Na última quarta-feira (22), a NASA anunciou a descoberta de um novo sistema com sete exoplanetas do tamanho da Terra. Para comemorar a novidade, o Google criou um Doodle especial. Ao clicar na animação, o usuário é levado a uma série de notícias sobre a descoberta.

De acordo com a NASA, três dos sete planetas descobertos poderiam ter a combinação certa de fatores para que haja vida. O sistema, que orbita uma estrela anã chamada Trappist-1, fica a 39 anos-luz de distância da Terra.

"A estrela é tão pequena e fria que os sete planetas possuem clima temperado, o que significa que eles podem ter água e talvez vida na sua superfície", afirmou Michael Gillon, astrofísico na universidade de Liège, na Bélgica.

Por enquanto, a agência espacial diz que vai continuar monitorando o sistema em busca de sinais de vida com a ajuda do James Webb Space Telescope (JWST), seu telescópio espacial bilionário que há anos estava em construção e será substituto do Hubble.

O novo telescópio terá 18 painéis com a capacidade de atenuar o calor do sol mais de um milhão de vezes e conseguir captar sinais infravermelhos antes impossíveis, podendo observar até 100 diferentes objetos em simultâneo. Essa sensibilidade infravermelha permitirá a detecção de elementos essenciais para a vida, incluindo o dióxido de carbono, metano, vapor de água e outras moléculas comuns nas atmosferas dos planetas rochosos em nosso próprio sistema solar.