Google comemora descoberta de novos exoplanetas com Doodle especial

Por Redação | 23 de Fevereiro de 2017 às 10h53
TUDO SOBRE

Google

Na última quarta-feira (22), a NASA anunciou a descoberta de um novo sistema com sete exoplanetas do tamanho da Terra. Para comemorar a novidade, o Google criou um Doodle especial. Ao clicar na animação, o usuário é levado a uma série de notícias sobre a descoberta.

De acordo com a NASA, três dos sete planetas descobertos poderiam ter a combinação certa de fatores para que haja vida. O sistema, que orbita uma estrela anã chamada Trappist-1, fica a 39 anos-luz de distância da Terra.

"A estrela é tão pequena e fria que os sete planetas possuem clima temperado, o que significa que eles podem ter água e talvez vida na sua superfície", afirmou Michael Gillon, astrofísico na universidade de Liège, na Bélgica.

Por enquanto, a agência espacial diz que vai continuar monitorando o sistema em busca de sinais de vida com a ajuda do James Webb Space Telescope (JWST), seu telescópio espacial bilionário que há anos estava em construção e será substituto do Hubble.

O novo telescópio terá 18 painéis com a capacidade de atenuar o calor do sol mais de um milhão de vezes e conseguir captar sinais infravermelhos antes impossíveis, podendo observar até 100 diferentes objetos em simultâneo. Essa sensibilidade infravermelha permitirá a detecção de elementos essenciais para a vida, incluindo o dióxido de carbono, metano, vapor de água e outras moléculas comuns nas atmosferas dos planetas rochosos em nosso próprio sistema solar.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.