Google celebra chegada de Juno a Júpiter com Doodle animado — menos no Brasil

Por Redação | 05 de Julho de 2016 às 10h39

Quem entrou no Google na manhã desta terça-feira (05) deve ter se deparado com uma bonita homenagem à cantora Carmen Costa, que completaria 96 anos na data de hoje. No entanto, como é possível imaginar, essa menção à artista é algo feito exclusivamente para o Brasil, já que Costa é uma das estrelas do rádio nacional na época de ouro do meio de comunicação. Enquanto isso, em outros países, o serviço de buscas decidiu celebrar algo bem mais recente e vindo diretamente das estrelas.

Nos Estados Unidos, por exemplo, o Doodle desta terça-feira foi totalmente inspirado na sonda Juno, que finalmente chegou à órbita de Júpiter em segurança, fazendo com que a missão da NASA fosse um sucesso. A chegada da sonda ao planeta foi um dos assuntos mais comentados e aguardados desta segunda-feira (04), o que justifica toda a felicidade do pessoal do Google com o bom resultado. E, como não poderia deixar de ser, a comemoração deveria ser feita em grande escala.

O mais curioso do Doodle animado é que a homenagem não é à nave Juno e nem ao feito em si, mas aos cientistas e engenheiros da agência espacial norte-americana que trabalharam durante anos no desenvolvimento e lançamento da sonda até que ela chegasse ao seu destino final, orbitando em torno do maior planeta do Sistema Solar. Tanto que esses profissionais são uma das estrelas do Doodle, lembrando que eles são os responsáveis pelas primeiras imagens coloridas e em alta definição do gigante espacial.

Doodle Juno

A partir de agora, além de fazer parte da história de comemorações do Google, Juno começa seu verdadeiro trabalho nas estrelas: capturar imagens de Júpiter e ajudar os mesmos cientistas que ganharam uma versão animada a entenderem um pouco mais sobre os efeitos dos campos magnéticos existentes próximo ao planeta. Ao longo dos próximos 20 meses, a sonda vai fotografar e registrar diversas situações ao longo das 37 voltas que ela deve dar ao redor de Júpiter — o suficiente para que os pesquisadores compreendam vários fenômenos e descubram mais sobre esse nosso enorme vizinho.

Ainda sobre o Doodle animado, vale destacar que o Brasil é um dos poucos países que não recebeu a comemoração de Juno em sua página inicial do Google. Além de nós, somente a Venezuela, o Iêmen, a Argélia, Sudão, Iraque e Irã não viram a celebração da conquista espacial — alguns por razões bem óbvias, inclusive. Ainda assim, o fato de termos ficado de fora da lista de convidados para a festa não nos impede de olhar pela janela para ver como tudo ficou bem feito e divertido. Aliás, o Google poderia adotar uma ferramenta para seleção de Doodles em datas com mais de uma festividade, não?

Via: Google, CNET

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.