Google aumenta frota de carros autônomos para novos testes

Por Redação | 19.06.2015 às 14:12 - atualizado em 19.06.2015 às 16:36

O gigante americano Google irá aumentar sua frota de carros autônomos para a realização de novos testes. A empresa tem recebido autorização para que seus automóveis possam rodar nas ruas, e o número desres veículos mais que dobrou no último mês. Curiosamente, mais da metade dos carros sem motoristas que são legais na Califórnia é projetada pelo Google.

Segundo os registros do Departamento de Veículos Motorizados da Califórnia, até quarta-feira (17), o buscador havia solicitado 48 licenças para veículos sem motorista. Há cerca de um mês, o Google havia pedido 23 licenças, sendo que as adicionais fazem parte da nova frota de protótipos do Google que estão em fase de testes nas estradas privadas da companhia.

É esperado que os veículos tomem as ruas públicas ainda no verão americano, nas proximidades do escritório do Google, em Mountain View. Os carros desenvolvidos pelo Google são projetados com dois assentos, indicados para serem utilizados apenas na vizinhança. A velocidade máxima dos veículos sem condutor é de 40 km/h.

De acordo com um relatório do Google, o Self-Driving Car Project Monthly Report, recentemente, os carros da empresa estiveram envolvidos em 12 acidentes de pequena gravidade desde o início do programa em vias públicas, no ano de 2009. De acordo com as informações, as colisões foram pequenas, e apenas metade delas aconteceu enquanto o carro estava no modo autônomo.

O programa de carros autônomos do Google já rodou mais de 2,8 milhões de quilômetros desde o seu início. Assim, a média de acidentes é de um para cada 241 mil quilômetros rodados. O Google também conta com o maior número de operadores de carros autônomos licenciados, com 202 motoristas. Este número corresponde por pouco menos de dois terços dos 306 motoristas credenciados na Califórnia.

A Tesla Motors, que conta com a segunda maior frota de carros independentes, com 12 unidades, também espera fornecer um upgrade no software para expandir significativamente sua frota. No total, o estado da Califórnia conta com 77 veículos autônomos legalizados para rodar.

"Estou muito orgulhoso de nossos carros", disse o co-fundador do Google, Sergey Brin, durante reunião recente com os acionistas da empresa. "Nós não garantimos que os carros serão perfeitos. Nosso objetivo é que superem os motoristas humanos", concluiu Brin.

Via PC Advisor

Fonte: http://www.pcadvisor.co.uk/news/tech-industry/googles-driverless-car-fleet-to-double-as-it-prepares-for-new-tests-3616430/http://idgnow.com.br/mobilidade/2015/06/19/google-dobra-frota-de-carros-sem-motorista-e-se-prepara-para-novos-testes/