Google anuncia novo botão de compra nos resultados de buscas

Por Redação | 15.07.2015 às 15:22

O Google quer tornar a vida dos consumidores (e dos vendedores) mais fácil ao inserir um novo recurso que permite a realização de compras diretamente nos resultados de pesquisa do motor de busca da empresa. Isso significa que, quando o anúncio de um produto aparecer nos resultados de pesquisa da versão mobile do Google e você quiser comprá-lo, basta clicar e selecionar a opção indicada.

Para facilitar ainda mais a compra, as informações de pagamento utilizadas serão aquelas ligadas à conta do Google do usuário. A novidade deve começar a ser vista nas próximas semanas, mas por enquanto apenas nos Estados Unidos.

O botão de compra do Google, combinado com o seu sistema de pagamento digital, Android Pay, poderia ajudar a aumentar as compras realizadas por meio de dispositivos móveis. A nova plataforma também é interessante porque chega no momento em que uma série de grandes empresas de tecnologia estão investindo em ideias semelhantes, como o Apple Pay, Samsung Pay e PayPal. Só que a grande vantagem do Google está na pesquisa.

Devido ao seu popular motor de busca, a empresa pode capturar as pessoas que querem fazer compras imediatamente quando elas encontram aquilo que desejam durante uma pesquisa. O único detalhe aqui é o fato de muitos consumidores não gostarem da ideia de fornecer suas informações de pagamento para mais uma companhia. Já para os usuários do Android que já inseriram essas informações na Google Play Store, isso não deve ser um problema, uma vez que, para os usuários de iPhones e iPads, especialmente aqueles que já usam o sistema de compras da Amazon, essa decisão será menos óbvia.

O anúncio foi feito nessa quarta-feira (15) ao lado de uma série de outros lançamentos de produtos, como a adição de um recurso de pesquisa de voz dentro do botão de compra e cards do Google Now, que irão informar aos clientes quando o preço de um determinado produto caiu significativamente.