Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Google anuncia novidades focadas em economia de dados no Android

Por| 27 de Setembro de 2016 às 07h28

Link copiado!

Google anuncia novidades focadas em economia de dados no Android
Google anuncia novidades focadas em economia de dados no Android
Tudo sobre Google

O Google marcou um evento para o próximo dia 4 de outubro para apresentar novidades tão importantes quanto o lançamento do Android há oito anos, mas resolveu abrir a caixa de ferramentas na madrugada desta terça-feira (27). Mais especificamente, a empresa de Mountain View anunciou uma série de novidades focadas na Índia, mas que provavelmente também deve chegar a outros mercados emergentes nas próximas semana. E o centro das atenções foram os novos recursos que prometem solucionar problemas de conectividade no Chrome e na Play Store para Android.

Batizado de Data Saver, o novo modo do Chrome será responsável por comprimir vídeos para que o usuário possa economizar até 67% do plano de dados. Para aqueles que estão em regiões sem cobertura 3G ou 4G, o navegador para Android passará a exibir versões simplificadas das páginas visitadas. O objetivo é fazer com que elas carreguem duas vezes mais rápido e consumam 90% menos dados.

Antes e depois de o modo Data Saver estar ativado no Chrome (Imagem: Reprodução / Google)

Continua após a publicidade

Outra novidade anunciada foi a capacidade de o navegador baixar páginas inteiras, incluindo seus vídeos, músicas e imagens. Dessa forma, o usuário poderá acessá-las na íntegra mesmo quando estiver sem conectividade alguma.

A última novidade do Chrome é que o navegador passará a sugerir conteúdos populares na região em que o usuário está e fará o download automático das páginas desses conteúdos para visualização offline. Segundo a empresa, com o tempo a ideia é que as sugestões sejam personalizadas de acordo com o perfil de cada um.

Funcionalidade de download permitirá que usuário baixe todo o conteúdo de uma página para visualizá-la offline posteriormente (Imagem: Reprodução / Google)

Continua após a publicidade

Batizado de Fast Browsing, o recurso é a principal funcionalidade anunciada pelo Google para a Play Store. A ideia é semelhante à do Chrome e visa agilizar a navegação pela loja mesmo quando há problemas de conectividade. O funcionamento acontecerá da seguinte forma: quando estiver conectada a uma rede Wi-Fi, a loja baixará partes essenciais da navegação e as armazenará localmente. Dessa forma, quando estiver numa conexão 2G, por exemplo, o telefone só terá de baixar o conteúdo textual - o que consome bem menos dados.

Demonstração de como funcionarão as sugestões de conteúdo para o usuário (Imagem: Reprodução / Google)

A maioria das novidades estarão disponíveis no Chrome 54, que chega até o meio do mês que vem. Algumas serão lançadas no Chrome 55. Em relação a Play Store, a funcionalidade já está disponível exclusivamente para usuários indianos, mas certamente chegará para outros mercados nas próximas semanas.

Continua após a publicidade

Fonte: Google