Google admite que Hangouts não possui encriptação de ponta a ponta

Por Redação | 13 de Maio de 2015 às 11h06

Durante uma sessão de AMA (Ask Me Anything, "Pergunte-me Qualquer Coisa") sobre vigilância governamental no Reddit, o Google admitiu que as mensagens enviadas através do Hangouts não possuem criptografia de ponta a ponta. Com isso, os textos podem ser acessados por autoridades com um mandato judicial, prejudicando a privacidade dos usuários.

As mensagens são, sim, criptografadas, mas o Google é capaz de “abrir” esses dados e visualizar seu conteúdo. Isso difere da criptografia de ponta a ponta, que codifica as mensagens no local de origem - como, por exemplo, o seu smartphone - e somente o receptor possui a chave de criptografia para poder descriptografar e acessar o conteúdo.

Com a criptografia de ponta a ponta, nem as próprias empresas que fornecem o serviço são capazes de abrir as mensagens, já que elas não terão a chave. Exemplos de serviços que utilizam esta técnica são o FaceTime da Apple; o Telegram, já conhecido por sua segurança e privacidade; e o próprio WhatsApp.

A notícia repercutiu bastante nas mídias sociais mundo afora, principalmente agora que estamos em uma época em que a preocupação com a privacidade dos usuários está maior do que nunca. Vamos ver quais efeitos isso terá sobre a popularidade do serviço.

Com informações do 9to5Google e BGR

Siga o Canaltech no Twitter!

Não perca nenhuma novidade do mundo da tecnologia.