Gmail tem novo sistema de login que não está agradando os usuários

Por Redação | 18.05.2015 às 09:30

O Google liberou um novo sistema de login para o seu serviço de e-mail, o Gmail. Com a novidade, agora os usuários terão que dar um clique adicional para entrar com suas credenciais. Além disso, o login é capaz de exibir o avatar do proprietário da conta antes da senha der inserida na caixa correspondente.

Aparentemente, muitos usuários não estão gostando da novidade. O motivo é que agora a nova interface dividiu o processo de digitar o nome de usuário e a senha em duas telas diferentes. Anteriormente, ambos eram feitos na mesma página, mas, agora, os que já receberam a atualização devem primeiro digitar o nome para então serem redirecionados para outra página, onde digitarão a senha. Além disso, com a mudança, muitos gerenciadores de senha deixaram de funcionar.

De acordo com o Google, a mudança na tela de login foi implementada para preparar o produto para um novo "sistema de autenticação futuro" que irá complementar as senhas. A empresa não revelou nenhum detalhe sobre uma possível nova tecnologia que será implantada. No entanto, alguns blogs norte-americanos afirmam que uma suposta integração com o "Smart Lock" do Android será inserida.

No ano passado, o Google já havia separado o seu fluxo de login no Android para oferecer suporte ao novo recurso. Portanto, parece bem lógico pensar que a empresa está fazendo o mesmo com a versão web. De acordo com a gigante das buscas, o novo método de login oferecerá uma "melhor experiência" para os usuários, tanto estudantes como corporativos, que fazem login com diferentes identidades. A empresa também assegura que haverá uma redução significativa de confusão entre pessoas com múltiplas contas no serviço de e-mail.

Mesmo com os benefícios declarados pelo Google, diversos usuários reportaram que se sentiram aborrecidos com o fato que, ao entrarem com seus nomes de usuário, a tela exibe o nome completo e algumas vezes até mesmo a foto, o que levanta questões sobre violação de privacidade.

Talvez o Google divulgue mais algumas novidades sobre o novo sistema de login durante a Google I/O, conferência da empresa voltada para desenvolvedores, que acontecerá em São Francisco, nos Estados Unidos, nos dias 28 e 29 de maio.

Fonte: Blog Oficial do Google

Fonte: http://googlediscovery.com/2015/05/14/google-implementa-novo-sistema-de-login-no-gmail/http://www.tudocelular.com/google/noticias/n54496/google-altera-processo-login-gmail-irrita-usuarios.html