Gmail está deslogando contas de usuários sem explicações

Por Redação | 24 de Fevereiro de 2017 às 13h44

Desde a última quinta-feira (23), pessoas de todo o mundo têm relatado problemas com suas contas no Google. A maioria das reclamações dizia respeito a usuários que foram inesperadamente deslogados de suas contas no Gmail.

Apesar de ter supostamente afetado uma grande parcela dos internautas, parece que a situação não representa nenhuma ameaça imediata para a segurança online de quem usa o serviço de e-mail do Google.

Quem sofreu com o problema recebeu uma notificação dizendo: Ação necessária na conta. Na redação, recebemos o alerta de ação via smartphone na noite de ontem, mas a verificação foi feita sem maiores problemas e a conta foi reconectada após um novo login.

O próprio gigante da web confirmou o problema com uma declaração em sua página de suporte, mas garante que o acontecimento não teve nenhuma relação com possíveis tentativas de invasão.

"Recebemos relatos de alguns usuários que estão sendo deslogados inesperadamente de suas contas. Estamos investigando, mas não se preocupe: não há nenhuma indicação de que isso esteja conectado a qualquer phishing ou ameaça de segurança às contas.

Tente fazer login novamente em accounts.google.com e, se não lembrar sua senha, use este link para recuperá-la. Se você usar a Verificação em duas etapas, pode haver um atraso na recepção do seu código SMS. Tente novamente ou códigos de backup."

A situação assustou alguns usuários, principalmente depois que o Google descobriu uma falha crítica no Cloudfare que expõe dados de milhões de sites e que estava colocando em risco os dados de todos os seus clientes. No entanto, não confirmada nenhuma relação entre os casos.

A falha em questão existia desde 22 de setembro de 2016, e, segundo a Cloudflare, uma equipe de segurança corrigiu o problema apenas 47 minutos depois de ser informada. Para minimizar o problema, a companhia alegou que o período de maior impacto foi entre os dias 13 e 18 de fevereiro, quando 1 em cada 3,3 milhões de requisições poderiam resultar em vazamento de dados.

E você, foi afetado pelo problema e também teve sua conta deslogada?

Via The Next Web

Canaltech no Facebook

Mais de 370K likes. Curta nossa página você!