Gmail começa a utilizar inteligência artificial para filtrar spams

Por Redação | 10 de Julho de 2015 às 17h08
photo_camera Divulgação

O Google anunciou que está utilizando a tecnologia de aprendizado de máquinas para combater o spam no Gmail. O gerente de produto da empresa, Sri Harsha Somanchi, explicou que o filtro de spam do Gmail agora utiliza "uma rede neural artificial para detectar e bloquear spams especialmente traiçoeiros".

O gigante das buscas também está utilizando a inteligência artificial para adaptar as opções da caixa de entrada a cada usuário, criando filtros personalizados. "Reconhecemos que nem todas as caixas de entrada são iguais. Enquanto o seu vizinho pode amar e-mails de boletins semanais, você pode detestá-los", escreveu Somanchi. "Com os avanços da inteligência artificial, o filtro de spam agora pode refletir essas preferências individuais".

Assim como em seu buscador e no assistente Google Now, o Google tem utilizado a inteligência artificial como ferramenta para melhorar seus serviços. Apesar de implementar essa nova tecnologia para melhorar o Gmail, o serviço de e-mail do Google já é conhecido por ser um dos mais eficientes em termos de combate a spam. No Gmail, em média, menos de 0,1% das mensagens que chegam à caixa de entrada contêm algum problema e somente 0,05% das que são destinadas a caixa de spam chegaram lá por engano.

O Google anunciou também um pacote de ferramentas chamado de Postmaster Tools destinado para empresas que utilizam o Gmail. Este pacote contém ferramentas de análise que informam por que certos e-mails não estão sendo estregues aos destinatários. Com estas ferramentas, o Google poderá desvincular cada vez mais os remetentes legítimos dos spammers.

Além do Google, outras empresas de tecnologia estão utilizando a inteligência artificial para melhorarem seus serviços. Este é o caso do Facebook, que utiliza a AI para filtrar conteúdo em suas páginas, e do Twitter, que estudam como utilizar a inteligência artificial para filtrar mensagens indesejadas para seus usuários na rede social.

Fonte: Blog do Gmail

Fonte: http://www.theverge.com/2015/7/10/8927573/google-ai-gmail-spam

Inscreva-se em nosso canal do YouTube!

Análises, dicas, cobertura de eventos e muito mais. Todo dia tem vídeo novo para você.