Publicidade

GitHub: Brasil tem a 3ª maior comunidade de desenvolvedores fora dos EUA

Por| 10 de Novembro de 2022 às 15h04

Link copiado!

GitHub
GitHub

Que o Brasil a cada ano vê o número de profissionais de Tecnologia da Informação (TI), isso nem precisa de pesquisa para confirmar. E o país não somente vem gerando bons profissionais, como também vem criando uma grande comunidade, com forte cultura de programação — que, na verdade, vem aumentando desde os anos 1980.

Mesmo assim, um novo relatório anual da plataforma de desenvolvimento GitHub reafirma que o Brasil tem uma das maiores comunidades de pessoas desenvolvedoras de software do mundo, com crescimento de 39% ao ano em 2022, segundo o relatório anual State of the Octoverse da empresa.

Uma das principais razões pelo crescimento da comunidade de desenvolvedores no Brasil é a diversidade e as próprias dimensões do país. Mais de 924 mil programadores brasileiros ingressaram no GitHub em 2022, totalizando agora mais de 3 milhões de usuários no país.

Continua após a publicidade

“O desenvolvimento de software aqui é vasto e próspero, e o fato do Brasil ser uma das maiores comunidades globais no GitHub é uma prova disso. É importante para nós garantir que todas as pessoas desenvolvedoras tenham oportunidades iguais, conectividade e a melhor experiência possível, independentemente de onde estejam localizadas, e esse crescimento global que estamos vendo nos ajuda a continuar expandindo os limites da inovação de software”, disse Julio Viana, gerente regional do GitHub no Brasil.

A Índia registrou mais de 2,5 milhões de novos usuários na plataforma, e a China adicionou 1,2 milhão de novos usuários. Na América Latina, a Argentina teve alta de 41%, totalizando mais de 694 mil pessoas desenvolvedoras. A Colômbia, com crescimento de 33% (mais de 660 mil programadores); e Chile, com uma subida de 27% (+345 mil) também estão em ascensão.

GitHub lança produtos e atualizações importantes

Continua após a publicidade

A plataforma de desenvolvimento comemora em um evento em San Francisco, nos Estados Unidos, o bom momento que vive: o GitHub alcançou recentemente US$ 1 bilhão (R$ 5,18 bilhão) de receita anual recorrente (ARR). São 94 milhões de pessoas desenvolvedoras ativas na plataforma, incluindo mais de 20,5 milhões de novos usuários em 2022

A companhia anuncia esta semana os seguintes novos recursos:

  • Copilot para negócios: em junho, a empresa lançou o GitHub Copilot para todos. O GitHub quer, em breve, levar o programador de pares de IA para as empresas, com controles administrativos adicionais e a capacidade de gerenciar licenças;
  • Hey GitHub: experimento de interação baseada em voz por meio de um recurso chamado “Hey GitHub”, para tornar o Copilot acessível a desenvolvedores que podem não conseguir usar um teclado todos os dias;
  • Codespaces para todos: os ambientes de programação hospedados em nuvem (codespaces) ficarão liberadas para que qualquer pessoa interessada em desenvolvimento de software comece a “codar” em segundos. Todos os usuários do GitHub receberão 60 horas de Codespaces gratuitamente todos os meses;
  • Busca e visualização de códigos: esses novos recursos permitem que os desenvolvedores transformem a forma como navegam no GitHub, com novo mecanismo de busca que pode acessar o código do mundo em menos de um segundo, nova interface de pesquisa, consultas com sugestões de conclusão e filtro de resultados e visualização de código redesenhada que integra navegação de pesquisa e navegação de código.