Gigantes da indústria se unem para criar Associação Global de VR e ditar normas

Por Redação | 07 de Dezembro de 2016 às 22h45

Os maiores produtores de dispositivos de realidade virtual do mundo resolveram se unir. Google, Oculus, Sony, HTC, Samsung e Acer decidiram, juntos, criar uma organização sem fins lucrativos chamada Global Virtual Reality Association (GVRA), para “promover o desenvolvimento e a adoção responsáveis da VR em todo o mundo”, como diz o site oficial. Os membros se comprometeram a fazer pesquisas, desenvolver e compartilhar o que julgam ser as melhores práticas na indústria.

A GVRA também pretende servir como um recurso aos criadores de políticas relacionadas aso produtos, bem como aos consumidores e a indústria. Em um comunicado no próprio site da organização, o diretor de design do Google, Jon Wiley, diz que “a GVRA é o primeiro passo para garantir excelentes experiências de VR para todo mundo”. Executivos das outras companhias que participam do processo também fizeram comunicados semelhantes. Embora o HoloLens seja, tecnicamente, um dispositivo de realidade aumentada, é um tanto surpreendente ver que a Microsoft não está na lista.

Citando o potencial de VR para melhorar "setores que vão desde a educação aos cuidados de saúde", bem como as contribuições resultantes para a economia global, a GVRA também afirma que seus membros fundadores irão trabalhar para elevar o potencial da plataforma e "garantir que esses ganhos sejam compartilhados no mundo inteiro, na medida do possível". Considerando a influência que algumas dessas empresas já exercem na tecnologia, parece que esta será a autoridade que irá direcionar a realidade virtual no futuro.

O que de certa forma preocupa é que os membros da organização, até agora, parecem ser também fabricantes de hardware. A esperança é que a GVRA ganhe, em breve, novos membros para dar mais diversidade ao conjunto, já que devem vir de várias partes do mundo e da indústria.

Via Engadget

Fonte: GVRA

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.