Getty Images acusa Google de promover a pirataria de imagens

Por Redação | 27.04.2016 às 10:23

O Google está com mais um problema para resolver junto às autoridades europeias. A Getty Images, empresa especializada em comercialização de imagens e vídeos, está acusando a gigante de Mountain View de promover a pirataria de boa parte de seu conteúdo por causa do mecanismo de buscas.

De acordo com o comunicado emitido pela Getty Images, o problema remonta ao ano de 2013, quando o Google realizou algumas alterações em sua ferramenta de buscas de imagens. A partir daí as pesquisas passaram a impactar negativamente as visitas ao site da Getty e a prejudicar os direitos autoriais dos proprietários das imagens.

A alteração realizada naquele ano faz com que as imagens da Getty sejam mostradas em alta resolução nos resultados de pesquisa do buscador, ao invés de apresentar uma miniatura e direcionar os usuários para a página onde o arquivo está armazenado. Visto que é possível fazer o download pelo próprio buscador, os usuários não veem a necessidade de visitarem o site da Getty para adquirirem a imagem.

"A Getty Images representa mais de 200 mil fotojornalistas, criadores de conteúdo e artistas ao redor do mundo que confiam em nós para proteger a sua capacidade de ser compensador pelo seu trabalho. O comportamento do Google está afetando negativamente não só os nossos colaboradores, mas as vidas e os meios de subsistência dos artistas", declarou a companhia em comunicado.

A empresa de fotografia e vídeos também chama atenção ao fato de que essa mudança ajudou o Google a manter seu domínio no mercado de buscas e seu monopólio sobre o tráfico na Internet. Aliás, esse é um dos problemas que o Google tem enfrentado diante da Comissão Europeia nos últimos tempos. A companhia norte-americana também é alvo de investigações devido a acusações de monopólio e quebra de leis antitruste na Europa por conta de seu sistema operacional Android.

Fonte: Getty Images