Gartner registra queda de 9,5% nas vendas mundiais de PCs no segundo trimestre

Por Redação | 17.07.2015 às 15:04

O Gartner Inc. revelou nesta quinta-feira (16), que as vendas mundiais de PCs totalizaram 68,4 milhões de unidades no segundo trimestre de 2015, o que representa uma queda de 9,5% em comparação com o mesmo período de 2014. Os analistas estimam que as vendas vão cair 4,4% ainda este ano.

Embora a indústria esteja enfrentando uma queda — o maior declínio desde o terceiro trimestre de 2013 —, a expectativa é de que o mercado volte a desacelerar e estabelecer um crescimento considerável em 2016. Segundo Mikako Kitagawa, Analista-Chefe do Gartner, "o aumento dos preços dos PCs tornou-se mais evidente em algumas regiões, devido à forte valorização do dólar norte-americano em relação às moedas locais".

Outros fatores contribuíram para a queda de vendas, como o lançamento do Windows 10, programado para o terceiro trimestre deste ano, que gerou um controle de inventário autoregulado, visto que os fornecedores de PCs tentaram eliminar o máximo de estoque possível antes da chegada do novo sistema da Microsoft.

Aliás, o lançamento do inédito sistema pode elevar consideravelmente as vendas no período subsequente. "Esperamos ver melhores números no terceiro trimestre de 2015, impulsionados pelo lançamento de novos dispositivos com base no Windows 10", comentou Isabelle Durand, Analista-Chefe de Pesquisas do Gartner.

Em relação às marcas, a Lenovo liderou o topo do ranking nas vendas mundiais de PCs no segundo trimestre de 2015, mesmo com um nítido declínio em comparação ao mesmo período do ano passado. Nos Estados Unidos, a companhia HP dominou o primeiro lugar de vendas no país, apesar de exibir uma queda de 10,1%. As vendas de PCs no mercado norte-americano totalizaram 15,1 milhões de unidades, expondo um declínio de 5,8%.

Para saber mais, a conferência Gartner Segurança e Gestão de Riscos, que acontece nos dias 10 e 11 de agosto, no Sheraton WTC Hotel, em São Paulo, vai apresentar informações detalhadas sobre as tendências de tecnologia. As inscrições podem ser feitas pelos telefones (11) 5632-3109 e 0800-744-1440, através do site oficial ou via e-mail.