Games como Guitar Hero e Skylanders SuperChargers vão rodar na nova Apple TV

Por Redação | 10 de Setembro de 2015 às 13h25

A maior novidade da nova Apple TV é, sem sombra de dúvidas, a chegada de sua própria loja de aplicativos. E, mais do que trazer serviços como Netflix e Hulu à plataforma ou permitir que as pessoas comprem roupa pela sua televisão, a possibilidade de instalar alguns jogos transforma o aparelho em um pequeno video game.

Durante a apresentação, a empresa mostrou alguns exemplos de títulos que estão a caminho da Apple TV. Só que, o que mais impressionou não é o fato de termos jogos já existentes no iOS sendo adaptados, mas o fato de que games de console estarem seguindo por este caminho. É o caso do novo Guitar Hero, Disney Inifinity 3.0 e Skylanders SuperChargers.

É aí que surgiu a principal dúvida. No PlayStation 4 e Xbox One, esses títulos exigem acessórios especiais para funcionar, seja aquela velha guitarra de plástico ou uma plataforma especial para usar nos bonequinhos. E o lado bom é que você não vai precisar comprar adaptadores para nada disso.

Guitar Hero Live

Conforme revelado, a nova Apple TV suportará controles baseados no protocolo MFi, um tipo de licença utilizada pela empresa que permite que periféricos fabricados por outras companhias funcionem em seus produtos sem qualquer complicação. Isso significa que o sistema vai ser capaz de reconhecer esses acessórios nativamente.

No caso do instrumento de Guitar Hero, por exemplo, o novo modelo já virá com suporte a Bluetooth que pode ser usado tanto nos consoles quanto na Apple TV. O mesmo acontecerá com a plataforma de Skylanders SuperChargers. Já com Disney Inifinity 3.0, será necessário comparar a versão do game para dispositivos móveis, já que a base usada nos consoles possui fio e ela não funcionará nos sistemas da Apple.

Mais do que isso, a Activision revelou ainda que os jogadores que já possuem o portal ou o controle da versão para iPad de Skylanders Trap Team, lançado no ano passado, poderão reutilizá-los na Apple TV com o lançamento de SuperChargers. Para isso, será preciso apenas baixar o jogo. Por outro lado, quem está tendo seu primeiro contato com a série precisará comprar os acessórios a partir de um kit de iniciante que chega às lojas nos próximos meses.

Plataforma de jogos (mas nem tanto assim)

A chegada de jogos à Apple TV não é nenhuma novidade e há tempos comenta-se sobre essa possibilidade. Porém, ao contrário das previsões anteriores, o anúncio feito na última quarta-feira (9) está bem longe de ser a ameaça aos consoles que muitos imaginavam que seria. Apesar de todos os elogios e possibilidades demonstradas, a verdade é que a plataforma ainda tem suas limitações.

Apple TV Siri Remote

E a maior delas é exatamente o tamanho dos jogos. Segundo o site MCV UK, o tamanho máximo de cada aplicativo instalado na nova Apple TV é de apenas 200 MB e isso vai restringir não apenas quem sonhava em ver a Maçã rivalizando com Sony e Microsoft como também frustrar os próprios usuários do iOS.

Alguns dos games já existentes na App Store superam e muito esse limite. Hearthstone, o jogo de cartas da Blizzard inspirado no universo de Warcraft, possui 868 MB e jamais vai funcionar na plataforma, apesar de seu sucesso. O mesmo acontece com Fallout Shelter (205 MB), Her Story (1,7 GB) e Infinity Blade III (1,93 GB).

E o mais curioso em relação a isso é que espaço não parece ser um problema, já que a Apple TV chega às lojas com modelos de 32 e 64 GB. Assim, parte do problema seria a conexão com o iCloud, já que parte dos dados instalados devem ser enviados para a nuvem, o que traria complicações para esses títulos maiores.

Via: Engadget, MCV UK

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.