Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Funcionários falam sobre o lado ruim de trabalhar no Google

Por| 20 de Fevereiro de 2015 às 09h22

Link copiado!

Funcionários falam sobre o lado ruim de trabalhar no Google
Funcionários falam sobre o lado ruim de trabalhar no Google
Tudo sobre Google

Muitas pessoas sonham em trabalhar no Google e já fizeram até um filme sobre o assunto ("Os Estagiários"). Entre os principais atrativos, que enchem os olhos dos candidatos, estão a oportunidade de trabalhar com pessoas brilhantes, vantagens incríveis oferecidas pela empresa e a chance de realizar um trabalho capaz de impactar a vida de milhões de pessoas ao redor do planeta.

Mas nem tudo se resume a passeios de bicicleta e massagens nos campus da gigante das buscas.

Uma pesquisa no site de perguntas e respostas Quora e uma pesquisa de campo realizada pelo Business Insider mostra alguns pontos que incomodam os atuais e ex-funcionários do Google.

Todo mundo é super qualificado

Continua após a publicidade

"A pior parte de trabalhar no Google, para muitas pessoas, é que elas precisam ser extremamente qualificadas para o emprego", disse um usuário no Quora. "O Google tem um padrão muito alto para contratação devido à força da marca, a remuneração e as regalias, além da cultura empresarial muito positiva".

Trabalhar no Google domina a sua vida

"A pior parte de trabalhar no Google é que, quando você está distraído, ele assume a maior parte do seu tempo e energia", disse um ex-funcionário de vendas.

A empresa só se preocupa com melhorias mensuráveis

Continua após a publicidade

"Qualquer melhoria que não for baseada em uma métrica difícil não é respeitada", disse um engenheiro de software do Google. "Usabilidade? Número de bugs? Ninguém se importava. Se você não pudesse mensurá-los, ninguém estava interessado neles".

É difícil ser honesto com seus colegas

"É realmente difícil discutir qualquer assunto, a menos que você esteja conversando com um amigo", disse um ex-funcionário. "Discussões objetivas são muito raras, uma vez que todo mundo é territorial e ninguém está interessado na opinião de outras pessoas, a menos que essas pessoas sejam 'Deuses Importantes'".

Continua após a publicidade

Projetos são cancelados arbitrariamente o tempo todo

"O maior ponto negativo, de longe, para mim, são os cancelamentos aparentemente arbitrários de projetos", disse um usuário anônimo no Quora. "Para adicionar insulto à injúria, pessoas que trabalharam em projetos cancelados têm os pedidos de promoção negados por não terem causado impacto”.

Alguns gestores não têm perfil de liderança

"As pessoas são promovidas à cargos de gerência não porque elas realmente sabem como conduzir/gerenciar, mas porque elas são muito inteligentes e não há mais espaço para elas crescerem", disse um ex-gerente técnico de programação. "Portanto, há uma camada de pessoas inteligentes que são gestores e líderes horríveis".

Continua após a publicidade

Não há diversidade entre os empregados

"Eles contratam a mesma pessoa repetidamente", disse um usuário anônimo do Quora. "A mesma experiência, as mesmas 10 escolas, mesma visão de mundo, os mesmos interesses. Não é nenhum exagero dizer que eu conheci 100 triatletas nos meus três anos no Google. Poucas dessas pessoas eram realmente interessantes".

Trabalhar no Google pode não prepará-lo para futuros empregos

Continua após a publicidade

"A desvantagem é que depois de fazer isso por alguns anos, você pode rapidamente perder o contato com o mundo real na maneira como escala as coisas por meio de tecnologias de código aberto", disse um ex-engenheiro.

Você tem que trabalhar para se diferenciar, mas às vezes isso não é suficiente

"Há bastante gente talentosa cujo talento não irá lhe garantir uma trajetória interna em bons projetos, porque existem milhares de pessoas igualmente inteligentes à sua frente na fila e igualmente subutilizados, mas também existem muitos palhaços e você tem que provar que não é um deles", disse um ex-engenheiro da companhia.

O Google faz muitas promessas no momento da contratação

Continua após a publicidade

"Se você está no processo de contratação no Google, negocie pesado, seja exigente e certifique-se de ter tudo por escrito", disse um usuário do Quora que foi recrutado pela empresa várias vezes. "O Google faz muitas promessas vagas e parece não entregá-las".

Somente os técnicos podem sentir como eles fazem a diferença

"Se você está em um trabalho não técnico, (ou seja, na área de vendas, de recrutamento, etc) é muito fácil sentir que você é apenas mais uma peça da máquina", escreveu um usuário do Quora. "Muitos dos procedimentos já são tão refinados que – como muitos já disseram – você se sente qualificado demais para fazer este trabalho".

Os trabalhos temporários são subestimados

Continua após a publicidade

"Como alguém que já trabalhou em um emprego temporário em uma empresa que trabalha para o Google, a pior parte é a atitude presunçosa de quem trabalha diretamente para o Google", disse um usuário do Quora. "Parece que eles pensam que qualquer um que não trabalha diretamente no Google como eles é de alguma forma mentalmente e moralmente inferior".