Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Fujitsu separa seu negócio de PCs e dispositivos móveis

Por| 29 de Dezembro de 2015 às 10h38

Link copiado!

Fujitsu
Fujitsu
Tudo sobre Fujitsu

Assim como a Sony resolveu vender sua divisão de PCs no ano passado, agora foi a vez da japonesa Fujitsu anunciar que fará o mesmo em 2016. A empresa líder em tecnologia da informação da comunicação (TIC) revelou que seu negócio de laptops e desktops será divido em uma nova subsidiária, a Fujitsu Client Computing Limited.

A divisão está prevista para acontecer no dia 1º de fevereiro e também vai afetar o braço móvel da companhia, que passará a ser subsidiado pela Fujitsu Connected Technologies Limited. Como a própria empresa disse em comunicado, a transformação de PCs e smartphones em commodities torna mais difícil criar produtos diferenciados.

Em outras palavras, a japonesa quis dizer que a indústria de PCs está em queda livre e o mercado de dispositivos móveis já nos permite comprar um smartphone razoavelmente decente por cerca de US$ 50 – apesar de não ser a realidade do Brasil, em muitos países isso é realmente possível.

A combinação desses dois fatores significa que não é possível gerar muito lucro dessas duas divisões, isso sem contar que quando gigantes como a Samsung já estão enfrentando dificuldades, imagine como as coisas ficam para empresas como a Fujitsu. Fazer o spin off desses dois braços da companhia pode ser considerada uma maneira fácil de se livrar delas sem admitir que está realmente fazendo isso.

Continua após a publicidade

Outro elemento desta história que merece ser citado é o recente rumor de que Toshiba, Vaio e Fujitsu poderiam juntar suas divisões de PCs em uma só empresa, criando uma nova gigante asiática dos computadores. O atual anúncio da japonesa pode indicar que a Fujitsu começou seu processo de fusão mais cedo do que as duas outras companhias, ou então que simplesmente ela decidiu que pode fazê-lo sem elas.

Fonte: Engadget