Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

França multa Apple em 1,1 bilhão de euros por monopólio

Por| 16 de Março de 2020 às 12h04

Link copiado!

The Verge
The Verge
Tudo sobre Apple

A Apple recebeu nesta segunda-feira, 16, uma multa de 1,1 bilhão de euros da França. As autoridades locais afirmam que a empresa criou acordos ilegais dentro de sua rede de distribuição.

A decisão vem das autoridades francesas da concorrência após muitos anos de investigações. Além da pena da Apple, também foram aplicadas multas de 76,1 milhões e 62,9 milhões de euros a dois atacadistas (Tech Data e Ingram Micro, respectivamente) da maçã por concordarem ilegalmente com os preços.

O órgão regulador francês diz que os acordos feitos pela Apple com atacadistas significavam que eles concordaram em não competir entre si, fixando os preços.

Essa é uma soma recorde para a França, embora o valor da multa represente muitos anos de suposta má prática. No entando, essa é a segunda multa francesa nos últimos meses. Em fevereiro, a empresa foi multada em 25 milhões de euros pela limitação da bateria do iPhone, que foi vista como uma forma de 'obsolescência progamada' - quando as marcas forçam os consumidores a comprarem aparelhos mais novos.

Continua após a publicidade

A Apple disse à CNBC que a decisão é "desanimadora" e planeja apelar.