Fornecedora da Apple pretende construir fábrica de componentes na Índia

Por Redação | 09 de Maio de 2016 às 23h32

A Foxconn, que fabrica componentes eletrônicos para a Apple, está fechando um negócio com o governo indiano para construir uma fábrica de 4.856 quilômetros quadrados no estado de Maharashtra. A informação veio de um jornal econcômico local, que também revelou que as novas instalações da companhia seriam dedicadas à fabricação de componentes para iPhones.

A construção exigiria cerca de 10 bilhões de dólares, segundo a fonte, e levaria cerca de 18 meses para que a fábrica estivesse pronta para começar as operações dedicadas exclusivamente à Maçã. Isso mostra que a companhia de Cupertino realmente estaria tentando crescer em mercados como a Índia, China e até mesmo a América do Sul, se lembrarmos que recentemente Tim Cook, o CEO da Apple, declarou em uma entrevista para o canal norteamericano CNBC que a Índia é um país com grande potencial para a comercialização do iPhone e demais produtos da Maçã.

A Apple também estaria planejando abrir unidades de sua Apple Store no país com o intuito de aumentar a visibilidade da marca por lá e tornar mais fácil para a população adquirir seus produtos, mas a companhia vem enfrentando algumas dificuldades que não acontecem em outros mercados emergentes. Por exemplo, recentemente funcionários do governo indiano rejeitaram uma proposta para importar e revender iPhones usados no país. A ideia seria repassar produtos de segunda mão a um preço menor, já que o consumidor indiano não está acostumado a pagar altos preços por seus smartphones. Contudo, com uma fábrica local, pode se tornar possível oferecer um iPhone novinho em folha a um preço mais competitivo.

Fontes: The Economic Times, Apple Insider

Siga o Canaltech no Twitter!

Não perca nenhuma novidade do mundo da tecnologia.