Ford cria subsidiária para desenvolver serviços móveis e carros autônomos

Por Redação | 11 de Março de 2016 às 16h30
photo_camera Divulgação/Ford

A Ford anunciou nesta sexta-feira (11) a criação da Ford Smart Mobility, uma subsidiária focada no desenvolvimento de tecnologia direcionada para carros autônomos. Além disso, a nova empresa terá a responsabilidade de criar recursos de conectividade para veículos e também outros serviços tecnológicos direcionados ao transporte. Encarada pela Ford como “uma companhia tanto de veículos quanto de serviços móveis”, ela ficará sob a chefia de Jim Hackett, ex-presidente da Steelcase e membro do conselho da companhia criada por Henry Ford.

A criação de uma nova empresa agrupada dentro da Ford faz sentido. A companhia vai continuar focando na venda massiva de veículos, como tem feito basicamente desde a sua fundação, no início do século XX, mas também espera dedicar recursos a “oportunidades emergentes”, como declara o comunicado divulgado hoje. O programa da empresa vai se focar em cinco pontos básicos: conectividade, serviços móveis, veículos autônomos, experiência do consumidor e, por fim, análise de dados.

Falando de maneira mais específica, a Ford Smart Mobility vai abrigar e dar continuidade a projetos como os serviços de compartilhamento de veículos e de áreas disponíveis para estacionamento (GoDrive e GoPark), o sistema de infotenimento SYNC e também o app de serviços de transporte FordPass. Além disso, a nova subsidiária ficará responsável por concentrar os esforços da empresa em relação ao desenvolvimento de um carro autônomo, atuando em três sedes diferentes da empresa nos Estados Unidos – a Ford garante que terá a maior frota de veículos que dispensam motoristas entre as montadoras no ano de 2016.

“A Ford Smart Mobility e a expansão para os serviços móveis são oportunidades significativas de crescimento", aponta o presidente da Ford Mark Fields."Nosso plano é se tornar rapidamente parte do crescente mercado de serviços de transporte, que atualmente gera uma receita anual de US$ 5,4 trilhões".

Fonte: Ford/Business Wire

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.