Publicidade

Fonte do Apple Watch pode dar as caras na próxima versão do iOS e OS X

Por| 22 de Maio de 2015 às 08h06

Link copiado!

Fonte do Apple Watch pode dar as caras na próxima versão do iOS e OS X
Fonte do Apple Watch pode dar as caras na próxima versão do iOS e OS X
Apple Watch 42 mm

Ao que parece, a chegada do Apple Watch realmente deixou a Apple animada. Além de esgotar seus estoques já na pré-venda e encher os cofres da companhia de dinheiro, o relógio inteligente está servindo também de inspiração para as novas versões dos sistemas operacionais da Maçã.

Como descoberto pelo site 9to5Mac, a fonte utilizada no smartwatch está prestes a ser levada também para os vindouros iOS 9 e OS X 10.11. Pode parecer besteira, mas o fato da empresa estar estudando a possibilidade de aposentar as fontes usadas em seus sistemas mostra o quão popular o novo produto se tornou e como ela quer criar uma unidade em torno disso tudo.

De acordo com o que um suposto contato ligado à Apple afirma, a novidade deve aparecer durante sua apresentação no WWDC já no próximo mês de junho. Batizada de San Francisco, a fonte pode ser vista em algumas imagens de testes e mostram como os tipos que estrearam no relógio vão ficar no iPhone. E, para ser sincero, a diferença é mínima.

O grande destaque apontado pela Apple em relação à San Francisco é o fato dela ter sido desenhada para facilitar a leitura mesmo em uma tela pequena. Como descrito pela companhia em um guia tipográfico, ela pode ser escalonada de maneira mais dinâmica e manter a claridade e a legibilidade do texto independente de seu tamanho. Assim, a empresa teria muito mais facilidade na hora de adaptar conteúdos para seus diferentes dispositivos, uma vez que haveria uma uniformidade já pensada nessa variação de suportes — além de dar novos ares para o iOS e para o OS X.

Continua após a publicidade

Outro ponto que pesa a favor a mudança, ela colocaria um fim nas críticas que muita gente faz desde o lançamento da fonte Helvetica Neue, no iOS 7 em 2013. A principal alegação é que a empresa valoriza muito mais o caráter estético do design do que sua usabilidade na leitura.

Por outro lado, o tal informante contou ao site que nem todos os engenheiros da companhia estão satisfeitos com a troca, uma vez que eles acreditam que a San Francisco parece não se encaixar direito em telas Retina. Segundo os relatos, eles consideram a fonte grosseira demais.

Além disso, todo o processo também vem gerando outras dores de cabeça. Como a ideia é criar um padrão, a Apple está há meses fazendo testes para ver se a utilização da fonte de seu relógio funciona corretamente em diferentes tamanhos de tela e ainda está forçando os desenvolvedores a se adequarem a isso.

Continua após a publicidade

Por conta de todo esse empenho, o contato afirma que há grandes chances de vermos o uso da San Francisco no iOS e no OS X ser adiado para o ano que vem, deixando a tradicional Helvetica Neue dar sua despedida durante a WWDC no próximo dia 8 de junho.

Fonte: 9to5Mac