Finep investe R$ 15 milhões e se torna sócia da BrPhotonics

Por Redação | 03 de Agosto de 2016 às 08h53

Criada a partir de uma joint venture entre o CPqD e o grupo GigPeak, a BrPhotonics recebeu um investimento da Financiadora de Estudos e Projetos de R$ 15 milhões. Com o aporte, a Finep se torna sócia da BrP, companhia que atua no mercado de dispositivos fotônicos e microeletrônicos para sistemas de comunicações ópticas de alta velocidade.

“Com esse aporte da Finep, pretendemos acelerar a conclusão de produtos que vão incrementar nosso portfólio e ampliar as vendas da BrPhotonics em 2017. Nosso objetivo é integrar fotônica e microeletrônica em dispositivos destinados ao mercado de transmissores e receptores ópticos”, afirmou Júlio César Fernandes de Oliveira, presidente da companhia.

Na ativa há pouco mais de dois anos, a BrP deseja se tornar uma grande competidora global na área de dispositivos para sistemas avançados em comunicações ópticas. Atualmente, seus principais produtos são os dispositivos fotônicos integrados, modulador, substrato de polímero e silício, receptor em silício e o laser sintonizável de cavidade externa. Dos dispositivos integrados, alguns já partiram para a comercialização no mercado, enquanto os demais estão na fase final de desenvolvimento ou qualificação.

O segmento de comunicações ópticas está em constante crescimento no Brasil, impulsionado pela demanda cada vez maior por capacidade de transmissão, que é determinada, especialmente, pelas aplicações e serviços em nuvem, por serviços de entretenimento sob demanda e pelo processamento de grandes volumes de dados não estruturados (Big Data).

Fonte: Startupi

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.