Fim do AirPort: Apple abandona desenvolvimento de roteadores sem fio

Por Redação | 21.11.2016 às 12:53

A Apple aparentemente desfez a equipe responsável pelo desenvolvimento dos seus roteadores sem fio, remanejando engenheiros para outros projetos mais lucrativos dentro da empresa e colocando um ponto final na produção do AirPort.

A notícia foi dada nesta segunda-feira (21) pelo Bloomberg, que citou fontes não identificadas, mas familiarizadas com o assunto. De acordo com o relatório, no ano passado a Apple começou a dispersar os engenheiros responsáveis pelos roteadores para outras áreas, como a Apple TV.

Desde 2013 a empresa não lança grandes novidades relacionadas à sua linha de roteadores, mas não deixa de liberar constantes atualizações de software para os produtos, a fim de acompanhar as novas normas da indústria wireless. A decisão de desfazer a equipe responsável pelo AirPort indica que a empresa realmente não pretende lançar novos modelos. Apesar dos rumores, um porta-voz da Maçã não quis comentar o assunto.

Os roteadores fabricados pela empresa compõem uma pequena fatia da receita da companhia, tanto que faz parte da categoria "outros produtos" em suas demonstrações financeiras. A categoria, que inclui produtos como Apple TV e Apple Watch, gerou US$ 11,1 bilhões no ano fiscal de 2016, ou cerca de 5% das vendas totais da empresa.

A notícia de encerramento da equipe responsável pelos roteadores surge seis meses depois de a Apple começar a interromper as vendas do AirPort Extreme e Time Capsule nas lojas norte-americanas.

Fonte: Bloomberg