Fim da torcicolo: Text Neck e Alex monitoram ângulo do pescoço para evitar dores

Por Redação | 05 de Junho de 2016 às 15h30

A tecnologia a serviço da saúde, até dos que a utilizam exageradamente. O aplicativo Text Neck Indicator, que calcula o ângulo que o celular está sendo utilizado e avisa se o usuário corre risco de dores, ganhou um aliado, Alex, um gadget similar a um headset bluetooth que monitora o ângulo do pescoço e vibra quando a postura está incorreta.

Text Neck

Ainda que não tenham sido testadas, as novas ferramentas foram bem aceitas por cientistas. O aplicativo Text Next Indicator, desenvolvido pelo quiroprata Dean L. Fishman, acende uma luz verde quando segurado a pelo menos 65 graus. Segundo o craidor, a ideia é que as pessoas segurem os celulares com a cabeça em posição neutra, isto é, as orelhas acima dos ombros e não com a cabeça inclinada para frente. Já o dispositivo Alex, criado pela coreana Namu Inc. vis Kickstarter, é calibrado pelo usuário e avisa o usuário por vibração.

Segundo um estudo publicado no Surgical Technology International, a pressão na coluna cervical pode variar de aproximadamente 5 kilos na posição neutra para o equivalente a aproximadamente 12 kilos a 15 graus e 22 kilos a 45 graus. O aumento da pressão pode levar a uma degenaração e dores crônicas. Para o co-autor do estudo Kenneth K. Hansraj Text Neck o Alex podem auxiliar numa conscientização sobre boa postura.

Há um possível benefício ao aliar essas novas tecnologias a exercícios que fortaleçam os músculos do pescoço que estabilizam a cabeça. Eric K. Robertson, porta-voz da Associação Americana de Fisioterapia, dores no pescoço esporádicas não são graves e o mais indicado é trocar de posição com frequência. "Quando estiver no computador ou usando um dispositivo, tente fazer um intervalo a cada 15 ou 20 minutos, alongando-se ou trocando a posição", finaliza.

Via WSJ

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.