Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

FBI pode não precisar mais da Apple para invadir iPhone de San Bernardino

Por| 22 de Março de 2016 às 07h51

Link copiado!

FBI pode não precisar mais da Apple para invadir iPhone de San Bernardino
FBI pode não precisar mais da Apple para invadir iPhone de San Bernardino
Tudo sobre Apple

Até recentemente, o governo dos EUA era categórico ao afirmar que a única forma possível de ganhar acesso ao iPhone que pertencera ao terrorista Rizwan Farook seria por meio de uma versão adulterada do iOS 7 – um “backdoor” que precisaria ser desenvolvido pela própria Apple. Mas uma solução alternativa parece ter surgido; uma que pode colocar um fim à contenda entre a Maçã e o FBI, mesmo levantando diversas sobrancelhas enquanto o faz.

Os promotores responsáveis pela ação movida pelo FBI contra a Apple afirmaram nesta semana que uma empresa “terceirizada” apareceu com o que pode ser um método alternativo para invadir o sistema do iPhone 5c de Farook – um dos responsáveis pelo massacre que deixou 14 mortos e 22 feridos na cidade de San Bernardino (Califórnia) em dezembro do ano passado.

A suposta descoberta fez, inclusive, com que o órgão governamental pedisse o adiamento de uma audiência prevista para ocorrer nesta terça-feira, 22, com promessas de que a corte seria atualizada sobre os desdobramentos da nova tentativa no dia 5 de abril.

Continua após a publicidade

Até o momento nada foi dito sobre qual será o método empregado para a invasão do telefone ou mesmo sobre qual é a misteriosa “third party” que pretende levá-lo a cabo – terá o governo aceitado a generosa oferta de John McAfee? Sabe-se apenas que é uma empresa privada, cuja oferta tem deixado o FBI “cautelosamente otimista”.

Mudança súbita provoca ceticismo

O método alternativo mencionado pela promotoria poderia pôr fim ao espetáculo jurídico que tem movido indústria e mídia nos EUA durante as últimas semanas – e que muitos duvidavam que pudesse terminar antes de alcançar a Suprema Corte.

Entretanto, a mudança súbita de postura do governo aguçou o ceticismo de muita gente direta e indiretamente envolvida no caso, sobretudo depois de todo o “vai e vem” judicial envolvido. De fato, o governo chegou a conquistar uma ordem judicial que obrigava a Apple a colaborar por meio do desenvolvimento da referida “porta dos fundos”, a fim de desabilitar as proteções naturais do sistema.

Continua após a publicidade

“De uma perspectiva puramente técnica, uma das partes mais frágeis do caso movido pelo governo é a afirmação de que a ajuda da Apple é necessária para desbloquear o telefone”, afirmou o expert em segurança computacional e professor da Universidade da Pensilvânia, Matt Blaze, em entrevista.

De fato, não é de hoje que há quem aponte possibilidades alternativas muito menos funestas para atravessar a segurança do famigerado 5c. “Muita gente da comunidade tecnológica tem manifestado ceticismo em relação a isso, sobretudo quando se consideram os recursos consideráveis do governo”, acrescentou Blaze.

Abandonar o navio?

Segundo advogado e ex-promotores que apoiam a Apple, o novo movimento governamental pode indicar que o Departamento de Justiça dos EUA tenha vislumbrado uma derrota breve – ou talvez o constrangimento de precisar admitir que nem todas as alternativas para hackear o celular haviam sido exploradas.

Continua após a publicidade

Em pronunciado oficial, o órgão afirma, entretanto, que desde o início o FBI tem buscado métodos diversos para ganhar acesso às informações do celular – estratégia que teria se mantido inalterada mesmo após o início das litigações. “É por isso que nós pedimos à corte que nos desse tempo para explorar essa nova opção”, disse uma representante do referido órgão em pronunciamento oficial.

Ela continua: “Caso essa solução em potencial se comprove, isso nos permitirá conduzir buscas no telefone, a fim de continuarmos com nossas investigações relacionadas ao ataque terrorista que matou 14 pessoas e deixou 22 feridas”.

Postura governamental “contrastante”

Continua após a publicidade

Durante conferência de imprensa, um executivo da Apple deixou claro que a empresa nada sabe sobre o suposto método alternativo anunciado pelo Departamento de Justiça. Ele também afirmou que em nenhum momento o governo deu indícios de que prospectava outras soluções para driblar os protocolos de segurança do aparelho – o que é apontado como “contrastante” em relação às afirmações insistentes de que apenas a Maçã deteria os meios para tanto.

Para Nate Cardozo, advogado do grupo prol liberdades civis Electronic Frontier Foundation, o caso foi ardilosamente escolhido, de forma que o governo dos EUA pudesse estabelecer o precedente que lhe permitiria acessar informações eletrônicas por quaisquer meios que sejam necessários.

Em entrevista à Reuters, Cardozo engrossa o coro de que a misteriosa alternativa revelada em última hora possa ocultar certo receio por parte do governo relacionado a uma possível derrota nos tribunais – ou ao estabelecimento de um precedente pouco auspicioso.

Por outro lado, não falta quem afirme que se trata apenas de postergar o embate. “O problema não vai simplesmente desaparecer; ele será simplesmente deixado de lado por um ou dois anos”, conforme colocou o professor de Direito da Universidade de Washington e ex-promotor Orin Kerr à agência de notícias.

Continua após a publicidade

Apple: “Como o FBI fará isso?”

Em oposição à decisão prévia da corte em que tramita a ação movida contra a Apple, Tim Cook havia se manifestado sobre o perigo de criar uma “porta dos fundos” para o iOS. Conforme colocou o CEO, além da abertura de um perigoso precedente, tal expediente ainda colocaria em risco a segurança dos usuários de iPhones e iPads mundo afora.

Assim sendo – e a despeito do litígio em si -, é natural que a Apple queira tomar conhecimento da possível solução encontrada pelo FBI. Em coletiva de imprensa, os advogados da companhia indicaram que devem insistir na revelação da vulnerabilidade descoberta pelo bureau. Entretanto, o governo apenas teria a obrigação de compartilhar tal informação se a ação fosse mantida – o que parece pouco provável.

Continua após a publicidade

Fonte: Reuters