Publicidade

FBI está investigando membro do conselho do Facebook por improbidade fiscal

Por| 13 de Setembro de 2019 às 11h10

Link copiado!

FBI está investigando membro do conselho do Facebook por improbidade fiscal
FBI está investigando membro do conselho do Facebook por improbidade fiscal

De acordo com uma reportagem da Recode, o FBI estaria investigando a Mithril Capital, uma empresa de capital de risco fundada pelo investidor milionário Peter Thiel, que também faz parte do conselho de diretores do Facebook.

Segundo a reportagem, a empresa de Thiel estaria sendo investigada por improbidade fiscal, e oficiais de segurança dos Estados Unidos estariam não apenas investigando os documentos da firma, mas também entrevistando seus funcionários.

A atual investigação seria apenas mais um capítulo do caos que a empresa se encontra desde o início do ano, quando começaram a surgir dúvidas sobre como ela estaria investindo o dinheiro de seus acionistas.

A firma de investimentos hoje é comandada por Ajay Royan, que a fundou junto com Thiel. A Mithril Capital atualmente possui mais de US$ 1,2 bilhão em ativos, mas antigos funcionários e investidores estão preocupados de que ela esteja apenas guardando esse dinheiro e não investindo em startups como afirma estar fazendo. Essas pessoas acusam Royan de continuar cobrando taxas de manutenção de seus clientes enquanto não trabalha o dinheiro deles, obtendo lucro para si próprio, mas não aumentando os rendimentos dos clientes.

Continua após a publicidade

De acordo com diversos funcionários atuais, inclusive dois gerentes administrativos, nos últimos meses a Mithril Capital demitiu boa parte de seu corpo operacional e agora possui apenas a quantidade mínima de funcionários para não precisar pedir falência.

Essa não é a única investigação que a empresa está sujeita: a Cambridge Associate também está investigando se de fato a Mithril está recolhendo milhões de seus clientes e mantendo o dinheiro guardado, sem investi-lo como o esperado.

Até o momento, o FBI não se pronunciou sobre a investigação, mas um porta-voz da Mithril afirmou que a chegada dos federais à empresa se trata de uma tentativa frustrada de um ex-funcionário descontente em criar confusão.

Atualmente, Thiel já não possui mais nenhuma relação direta com a gestão da Mithril Capital, mas investiu cerca de US$ 300 milhões de seu próprio bolso para o crescimento da firma. Ele é conhecido por ser uma dos maiores investidores do ramo de tecnologia, sendo um dos fundadores do PayPal, da Palantir e um dos primeiros investidores do Facebook.

Continua após a publicidade

Fonte: Recode