Fãs da Samsung são mais apegados à marca do que os da Apple, revela estudo

Por Redação | 06 de Abril de 2015 às 17h20

Os donos de produtos da Apple geralmente são vistos como fãs ardilosos da marca. Entra ano e sai ano e essas pessoas sempre parecem dispostas a desembolsar rios de dinheiro apenas para ter o mais novo produto da Maçã mordida, não é mesmo? Bem, não para a SurveyMonkey, que conduziu uma pesquisa e acabou descobrindo que os fãs mais fiéis são os da Samsung.

A empresa já é conhecida no mundo da publicidade por conduzir estudos de branding e conseguir apontar a que pé anda a popularidade de uma marca e de outra. Dessa vez o alvo foram as empresas fabricantes de dispositivos móveis e o resultado surpreendeu por desmentir uma das maiores lendas urbanas do mundo da tecnologia: a de que os fãs da Apple são mais apegados à marca do que os da Samsung. O resultado foi obtido após a empresa conduzir uma série de questionários e atribuir a nota 35 à Samsung no quesito "lealdade do cliente", contra 28 da empresa da Maçã.

O levantamento também constatou que a Apple tem um melhor serviço pós-venda do que qualquer outra empresa do setor e por isso recebeu a nota 41. Neste quesito a Samsung ficou bem atrás e recebeu nota 25 quando o assunto é assistência e resolução de problemas depois que o usuário adquire um aparelho da marca.

Outro ponto que chama atenção é que os fãs da Microsoft são verdadeiros vira-casaca e estão dispostos a trocar seus aparelhos por qualquer coisa que apareça pela frente. No ranking, a empresa recebeu nota -8 quando o assunto é a fidelidade dos clientes. Quando o assunto é assistência no pós-venda, no entanto, a empresa aparece um pouco melhor na fita, com nota 19.

Pesquisa foi conduzida pela SurveyMonkey entre a reprodução de um vídeo e outro no YouTube e constatou que os fãs da Samsung são mais apegados à marca do que os da Apple. Microsoft é a lanterninha no quesito.

Pesquisa foi conduzida pela SurveyMonkey entre a reprodução de um vídeo e outro no YouTube e constatou que os fãs da Samsung são mais apegados à marca do que os da Apple. Microsoft é a lanterninha no quesito (Fonte: Reprodução / SurveyMonkey)

Embora a pontuação de lealdade do cliente pareça baixa, a média da indústria é de apenas 19 pontos, o que acaba botando Samsung e Apple bem acima dessa faixa. A nota de satisfação do cliente no pós-venda, contudo, segue na contramão do que a indústria considera "satisfatório": 75 pontos. Logo, dá para perceber que até mesmo a empresa de Cupertino, que sempre é vista com bons olhos por todos nesse quesito, ainda tem muito o que melhorar.

Fonte: SurveyMonkey via Yahoo

Canaltech no Facebook

Mais de 370K likes. Curta nossa página você!