Facebook e MasterCard farão hackathon em junho no Brasil

Por Redação | 30 de Maio de 2016 às 13h23
photo_camera Divulgação

O Facebook e a MasterCard realizam nos dias 11 e 12 de junho o hackathon MasterCard Shift 2016, evento com foco em transações financeiras do futuro. Ao longo de 36 horas, os participantes serão desafiados a repensar o comércio eletrônico ao criar soluções de pagamento que facilitem a vida e ofereçam experiências de alto nível para os consumidores.

Para apresentar as ideias que podem transformar a indústria de meios de pagamento, o público terá acesso, durante toda a maratona, às APIs (interface de programação de aplicativos) da MasterCard e do Facebook. Pela MasterCard, o destaque é o API do MasterPass, que possibilita a criação de carteiras digitais, bem como a instalação e a integração do botão de pagamento MasterPass. Já o Facebook disponibilizará suas APIs e SDKs que ajudam startups e empresas do mundo inteiro a integrar seus apps à plataforma do Facebook e tirar proveito de todas as oportunidades oferecidas por essa integração.

Com o objetivo de preparar os participantes para o desafio, a MasterCard disponibilizará um completo material sobre o funcionamento do ecossistema de pagamento online, bem como vídeos com informações essenciais para estruturação do plano de negócio a ser criado durante o hackathon. Ao longo da maratona, os líderes de cada grupo participarão de workshops de orientação em temas como processo criativo, modelo de negócio Canvas, técnicas de apresentação e estratégias para pitchings.

Os três primeiros colocados serão contemplados com uma vaga no FbStart, programa global de apoio para desenvolvimento de startups do Facebook, que oferece ferramentas e treinamentos para empreendedores buscarem o crescimento e desenvolvimento de seus apps. Além disso, os ganhadores terão acesso ao espaço de coworking da Plug. Já o grupo vencedor irá visitar o Tech Hub da MasterCard em Nova York, polo mundial de tendências e inovação onde são desenvolvidos os protótipos da companhia, e receberá uma bolsa de 50% nos cursos de graduação e pós-graduação da BandTec.

"A inovação é um pilar estratégico da MasterCard em escala global. Eventos como os hackathons permitem trazer as ideias e insights do mercado para dentro do nosso negócio, contribuindo para oferecer à sociedade soluções simples, seguras e inteligentes em todas as transações; seja por parte dos consumidores como para os demais players do ecossistema, como varejistas, credenciadoras, processadoras e emissores", avalia Valério Murta, vice-presidente de Produtos da MasterCard para Brasil e Cone Sul.

O hackathon também busca incentivar e engajar o empreendedorismo feminino na tecnologia. Para isso, contará com a presença das profissionais da MasterCard e do mercado em momentos chave da maratona, como mentoria, composição dos jurados, além de sessões paralelas com foco em carreira e networking.

As inscrições para o MasterCard Shift 2016 já estão abertas e podem ser feitas neste site. No dia 11 de junho, o evento começa a partir das 9h00, e no domingo, dia 12, às 16h00, no escritório do Facebook, localizado no bairro do Itaim Bibi, em São Paulo.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.