Publicidade

Facebook contrata diretor de políticas públicas para WhatsApp e Messenger

Por| 20 de Agosto de 2019 às 18h15

Link copiado!

Reprodução
Reprodução
Tudo sobre Facebook

Parece que, pela primeiras vez, teremos um executivo fixado no Brasil que responderá pelo WhatsApp. De acordo com reportagem da Folha de São Paulo publicada nesta segunda (19), o Facebook contratou Pablo Bello para o cargo de diretor de políticas públicas para aplicativos de mensagens na América Latina.

O profissional, que ficará alocado na sede do Facebook em São Paulo, será responsável por trabalhar diretamente com parlamentares e outros representantes da sociedade civil da América Latina em questões referentes ao WhatsApp e ao Messenger — os dois aplicativos de mensagem pertencentes ao Facebook.

Antes de se juntar à empresa, o chileno Pablo Bello atuava como diretor-executivo na Associación Interamericana de Empresas de Telecomunicaciones (ASIET) e, entre 2002 e 2006, foi vice-secretário de Telecomunicações do Chile.

Ainda que Bello tenha sido contratado para cuidar do WhatsApp e do Messenger, é necessário ressaltar que ele ainda é um funcionário do Facebook e, por isso, não pode ser considerado como um representante legal do WhatsApp no Brasil. Assim, a empresa ainda não pode ser acionada judicialmente aqui no país — impedindo, por exemplo, que a justiça obrigue a empresa a quebrar o sigilo de mensagens de qualquer usuário. Mesmo assim, a nota divulgada pelo Facebook afirma que o objetivo de Bello é trabalhar com governos, parlamentares e sociedade civil na América Latina sobre a visão do Facebook para plataformas de comunicação centradas em privacidade.

Continua após a publicidade

Apesar de ser o segundo maior mercado mundial no uso do WhatsApp, com 130 milhões de usuários, o Brasil continua sem um representante oficial do aplicativo. Mas isso não é exatamente algo preocupante, já que a Índia — que é o maior mercado do app no mundo, com cerca de 400 milhões de usuários — só foi ganhar um representante oficial do app no final do ano passado, com a inauguração de um escritório voltado para o aplicativo e a contratação de Abhijit Bose como diretor responsável pelo WhatsApp.