Exynos 8895, processador do Galaxy S8, tem seus detalhes vazados na internet

Por Redação | 29.12.2016 às 12:28

Já faz algum tempo que especulações sobre o Exynos 8895 circulam pela internet, mas um vazamento desta quarta-feira (28) revelou praticamente todos os detalhes do chip processador que vai equipar o Galaxy S8.

Segundo informações veiculadas pelo SamMobile, o SoC da Samsung chegará ao mercado em duas versões diferentes: a Exynos 8895M (mais potente) e a Exynos 8895V (um pouco mais modesta). Ambos os modelos serão fabricados na litografia 10 nm FinFET e a principal diferença é que o mais poderoso deles contará com quatro núcleos Exynos M2 rodando a 2,5 GHz. O Exynos 8895V, por sua vez, terá frequência de 2,3 GHz. As variantes também irão compartilhar quatro núcleos Cortex A53 de baixo consumo e que rodam a 1,7 GHz.

Outra característica revelada pelo rumor é que a os chips contarão com GPU Mali-G41. A diferença é que o modelo mais parrudo terá 20 núcleos, enquatno o outro utilizará apenas 18 núcleos. Finalmente, o boato dá conta que o componente oferecerá suporte à tecnologia de armazenamento UFS 2.1, memória RAM LP-DDR4x e modem LTE 4G Cat. 16.

Tabela contendo detalhes dos Exynos 8895 que vazou nesta quarta na internet (Reprodução: SamMobile)

A imprensa internacional aposta que a Samsung ainda vai lançar uma terceira versão do Exynos 8895, mas só no segundo semestre de 2017. Especula-se que o principal diferencial deste terceiro modelo será um modem mais novo, o Shanon 359, compatível com redes CDMA - algo bastante importante para os usuários da América do Norte, onde esse tipo de rede é bastante difundido.

Ainda não se sabe ao certo quais modelos do Galaxy S8 virão com qual modelo do Exynos 8895, mas é quase certo que a Samsung manterá a atual estratégia de lançar versões distintas do aparelho no mercado sul-coreano, com chips Exynos, e no restante do mundo, com o Snapdragon 835.

Todavia, só teremos certeza absoluta disso quando a fabricante abrir o jogo e revelar o Galaxy S8 ao mundo - o que deve ocorrer em algum momento durante o Mobile World Congress 2017, que acontece em Barcelona no final de fevereiro.

Fonte: SamMobile