Expedia começará a trabalhar com reservas online de passagens de trem

Por Redação | 18 de Julho de 2016 às 21h46
photo_camera Business Insider

A Expedia, gigante das reservas responsável por sites famosos, como Trivago e Hotel.com, está apostando em outros setores para oferecer aos clientes ainda mais opções em suas viagens. A novidade, divulgada nesta segunda-feira (18), é que a companhia online de turismo começará um novo serviço internacional para a reserva de bilhetes de trem.

Para quem não sabe, as bases da companhia são suas ofertas na busca de voos e hotéis, e com isso conquistou um valor de mercado de nada menos que US$ 16,8 bilhões. A ideia agora é expandir os negócios, e ainda neste ano começar a lançar o serviço de passagens ferroviárias, inicialmente, no Reino Unido. A ideia da companhia, porém, é levar o novo serviço para outros locais, difundindo-o por toda a Europa e Estados Unidos.

Na avaliação da empresa, a novidade renderá bons frutos. A previsão é de que o serviço movimente US$ 130 bilhões ao ano, principalmente porque há poucos concorrentes mundiais. De acordo com Dara Khosrowshahi, presidente-executivo da Expedia, o campo ferroviário é um "segmento crescente, um dos setores de viagens de mais rápido crescimento na Europa. Elas estão ganhando importância em todo o mundo e para nós são uma maneira adicional de criar mais pontos de contato com nossos clientes".

Claro que um trabalho ambicioso não vem sem dificuldades, e para conseguir alcançar seus objetivos a companhia está lidando com alguns desafios tecnológicos. Nos últimos meses a Expedia tem tentado desenvolver um sistema de buscas online capaz de analisar os horários e preços das múltiplas operadoras de ferrovias, oferecendo, ao mesmo tempo, opções abrangentes de viagens por trem com os melhores preços. Como o propósito é que o serviço funcione com a mesma qualidade e facilidade que o de reserva de passagens aéreas, há ainda algum caminho para que a ferramenta seja disponibilizada de forma eficaz ao público.

De qualquer forma, para conseguir a expansão, em novembro do ano passado a companhia anunciou uma parceria estratégica com a SilverRail Technologies, responsável pelo desenvolvimento da plataforma de tecnologia para empresas do setor ferroviário. No Reino Unido, a Expedia estabeleceu acordo de trabalho com a Association of Train Operating Companies, organização que representa as 23 operadoras de ferrovias do território, o que deve facilitar a entrada no mercado.

Segundo Henry Harteveldt, fundador da Atmosphere Research, empresa de análise do setor de viagens, a Expedia tem lançado esforços para dominar o mercado de turismo, e oferecer serviços combinados é uma excelente estratégia para isso. Em sua mais recente pesquisa, a Atmosphere Research descobriu que 32% dos viajantes fazem uso de transporte ferroviário entre cidades do Reino Unido, mostrando que este é "um mercado considerável para que a Expedia atenda".

Fonte: Folha de S. Paulo

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.