Exoesqueleto robótico de apenas 11 kg é aprovado por órgão regulador americano

Por Redação | 14.03.2016 às 16:00

O exoesqueleto robótico Indego recebeu aprovação da FDA, órgão governamental norte-americano responsável por realizar o controle de alimentos, medicamentos, cosméticos, equipamentos médicos, entre outros. O Indego pesa apenas 26 libras, ou exatos 11,79 kg e foi projetado para ser fácil de utilizar. Ele foi testado em um extenso estudo clínico e avaliado para funcionar de forma segura em diversos tipos de superfícies.

"É particularmente gratificante porque é a primeira coisa que saiu do meu laboratório e que se tornou um produto que as pessoas podem comprar, e espero que traga uma melhoria significativa qualidade de vida delas", disse o professor de engenharia Michael Goldfarb, da Vanderbilt.

O Indego é amarrado firmemente em torno do usuário, com suportes rígidos inerentes ao quadril, joelho e pé. Os motores elétricos controlados por um computador ajudam nas articulações permitindo que o usuário caminhe. Ao inclinar para frente, o exoesqueleto anda, e ao inclinar para trás por alguns segundos, ele senta.

O Indego está disponível na Europa desde novembro e é o segundo exoesqueleto a obter aprovação da FDA dos Estados Unidos. O primeiro foi o ReWalk aprovado no ano de 2014. No entanto, o ponto que deixa o Indego à frente de seus concorrentes é seu peso. Ele é cerca de nove quilos mais leve que o ReWalk. Além disso, ele envia pequenos impulsos elétricos para os músculos paralisados. Esses impulsos podem ajudar na diminuição da atrofia muscular e melhorar a circulação.

Agora, a empresa por trás do exoesqueleto, Parker Hannifin, precisa mostrar que o dispositivo pode reduzir problemas secundários causados pela paralisia da parte inferior do corpo, a fim de convencer companhias de seguros a cobrirem o valor do Indego, que custa US$ 80 mil. Segundo informações do Wall Street Journal, a empresa planeja o lançamento comercial para os Estados Unidos já nos próximos meses.

Via Popular Science

Fonte: http://www.popsci.com/indego-exoskeleton-gets-fda-approval