Executiva de marketing da Samsung admite se inspirar em sucesso da Apple

Por Redação | 15 de Junho de 2016 às 08h49
TUDO SOBRE

Samsung

Colocando mais um pouco de lenha na fogueira que é a rivalidade entre a Samsung e a Apple, nesta semana Younghee Lee, executiva global de marketing da sul-coreana, declarou em uma entrevista ao Adweek que a companhia persegue ideias e conceitos que acredita estarem corretos no mercado de tecnologia - e isso inclui, eventualmente, “copiar” táticas de sua principal concorrente.

Na verdade, ela estava se referindo às críticas que a Samsung recebeu com duas de suas peças publicitárias (“Fanboy”, de 2012, e “Wall Hugger” de 2014) que teriam batido de frente com propagandas que a Maçã lançou na mesma época. Ao ser questionada sobre como a Samsung superou a rival na liderança do mercado de smartphones, Lee respondeu: “Nós sempre buscamos o que pensamos estar correto em tecnologia. E nosso programa de comunicação não é diferente. Se achamos que está certo, perseguimos incansavelmente”.

Alfinetando ainda mais a rival de Cupertino, Lee disse que as virtudes de sua marca são “engenharia, abertura, liberdade de pensamento, inovação proposital, multiculturalismo, vibração e inclusão”, em resposta às críticas que a Apple recebe por ser uma companhia um tanto quanto restrita e oferecer produtos tecnicamente inferiores a diversos da Samsung, mas, ainda assim, ter uma base de fãs que aceitam pagar verdadeiras fortunas em produtos que por vezes podem não valer tanto assim.

Participe do nosso GRUPO CANALTECH DE DESCONTOS do Whatsapp e do Facebook e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

Mas a conversa fluiu e a expert em marketing revelou que seu maior desafio atualmente na companhia é manter as pessoas da Geração Y (também conhecidos como “Millennials”) interessadas. “É crucial para nós mantermos a marca Galaxy como um conceito jovem e estimulante”, já que o público-alvo dessa linha é, em sua maioria, pessoas nascidas entre o final da década de 1970 e o início dos anos 1990.

Pensando por esse lado, talvez a Samsung tenha saído na frente da concorrente estadunidense ao escolher o extravagante rapper Lil’ Wayne como personagem de sua atual campanha publicitária, enquanto a Apple apostou no visual sóbrio e elegante do músico e ator Jamie Foxx.

Confira a propaganda do Galaxy S7 com o rapper:

E, abaixo, o comercial do iPhone 6s com Jamie Foxx:

Fonte: CNET

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.